SP entra em estado de alerta para temporais com ventos de até 100 km/h
O estado de São Paulo está em alerta de perigo devido aos temporais causados pela chegada de uma frente fria gerada por um ciclone extratropical. A previsão é de tempestades com ventos de até 100 km/h a partir desta segunda-feira (2/12). As chuvas intensas devem persistir até quarta-feira (4/12).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para todo o estado de São Paulo, prevendo chuva entre 30 e 60 mm/h, ventos intensos de 60 até 100 km/h e queda de granizo. Há risco de cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) também alertou sobre deslizamentos de terra, desabamentos e transbordamentos de rios e córregos.
A Defesa Civil informou que a partir de terça-feira (3/12), o tempo irá mudar, trazendo uma trégua ao calor intenso dos últimos dias. Temporais são esperados em todas as regiões do estado, com destaque para Araçatuba, São José do Rio Preto, Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, que terão um maior volume de chuva.
O meteorologista da Defesa Civil, Willian Minhoto, ressaltou que a primeira quinzena de dezembro será marcada por chuvas recorrentes, com a passagem de pelo menos três frentes frias. Os temporais devem ter curta duração, mas com grande intensidade de chuva, acompanhados de rajadas de vento e queda de raios, o que pode resultar em áreas alagadas e enxurradas.
Durante os temporais, a população deve buscar abrigo em locais seguros e evitar transitar por áreas sujeitas a alagamentos. Moradores de áreas de risco devem ficar atentos a sinais de deslizamentos, como rachaduras nas paredes, postes ou árvores inclinados e água lamacenta descendo do morro.
Fique informado sobre o que acontece em São Paulo acompanhando o perfil do DE SP no Instagram. Para denúncias ou sugestões de reportagens sobre São Paulo, entre em contato através do WhatsApp do DE SP: (11) 99467-7776. Esteja preparado e seguro durante os temporais que podem atingir o estado nos próximos dias.