Alerta de Tornados nos EUA: 14 milhões sob risco e uma vítima fatal em meio a devastação

alerta-de-tornados-nos-eua3A-14-milhoes-sob-risco-e-uma-vitima-fatal-em-meio-a-devastacao

Tornados e chuvas torrenciais estão devastando os Estados Unidos e deixaram pelo menos uma vítima. Cerca de 14 milhões de pessoas estão sob alerta devido à situação climática extrema que assola regiões como o norte do Alabama, leste do Kentucky, norte do Mississippi e centro do Tennessee. O alerta emitido pelo Storm Prediction Center permanece vigente até as 6h da manhã, horário local, desta quinta-feira (3). Quase seis milhões de pessoas estão sendo impactadas por esse alerta, abrangendo estados como Tennessee e Mississippi, com mais de 280 mil clientes sem energia em Indiana, Ohio, Kentucky e Arkansas, de acordo com o PowerOutage.US.

Uma linha de tempestades severas está em movimento pela área de alerta durante a noite, representando um sério risco para a população local. Mesmo com a possibilidade de um enfraquecimento geral das tempestades, ainda existe a ameaça concreta de tornados com rajadas prejudiciais e granizo de até 4 cm de diâmetro atingindo algumas áreas. Atualmente, 14 milhões de pessoas se encontram sob alerta de tornado nos Estados Unidos, principalmente no centro do país, onde a situação climática é mais crítica.

As consequências desses desastres naturais são impactantes, como evidenciado pela morte de uma idosa de 78 anos após ser arrastada por uma enxurrada no interior do Rio Grande do Sul. Além disso, tempestades e tornados no sudeste dos Estados Unidos causaram a morte de pelo menos 33 pessoas, demonstrando a gravidade da situação. O presidente Trump se pronunciou sobre as tempestades mortais, informando que a Guarda Nacional foi acionada para lidar com a crise e seus desdobramentos.

A probabilidade de tornados continuar assombrando a população local, lembrando a importância de medidas de segurança e prevenção para minimizar danos e proteger vidas. Portanto, é fundamental manter-se atento aos comunicados e orientações das autoridades locais, especialmente em meio a condições climáticas extremas e adversas. A prioridade é a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos afetados por esses eventos devastadores.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp