Formação de ciclone traz tempestades e chuva intensa a Santa Catarina, alerta Defesa Civil; veja previsão
Há risco de alagamentos, enxurradas, destelhamentos, quedas de árvores e danos à rede elétrica. O alerta vai até sábado (10).
A formação de um ciclone extratropical no mar entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai traz mudanças no tempo em Santa Catarina. A Defesa Civil alerta para tempestades com chuva intensa. Também pode haver ventos fortes e granizo. O alerta vale até sábado (10).
A Defesa Civil explicou que o ciclone começa a se formar sobre o continente, criando uma área de baixa pressão. Quando avança para o mar, o sistema ganha força. Como estará mais afastado, não deve atingir diretamente o estado, mas pode provocar instabilidades que causam temporais.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também divulgou um alerta amarelo (perigo potencial) para tempestade nesta quinta-feira (8), válido até 23h59. A previsão indica chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm no dia, ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo. Há baixo risco de falta de energia, queda de galhos e alagamentos.
Temporais isolados com chuva pontualmente intensa entre a sexta-feira (09) e o sábado (10) — Foto: Reprodução/Defesa Civil
Temporais estão previstos para a tarde desta quinta (8). O calor combinado com a umidade disponível favoreceu o desenvolvimento dessas instabilidades. Os temporais devem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. A situação pode ocorrer em todas as regiões. Pode haver alagamentos, danos na rede elétrica, quedas de galhos e árvores e destelhamentos. À noite, as instabilidades tendem a perder força e o tempo firme volta a predominar em todo o estado.
A sexta-feira (9) deve começar com tempo estável e temperaturas em elevação durante o dia. A partir da tarde, o tempo começa a ficar instável em Santa Catarina. São esperadas tempestades isoladas entre a tarde e a noite, com risco moderado para alagamentos em todo estado. Essas condições são provocadas pela formação de um ciclone extratropical afastado de Santa Catarina, entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, que atua perturbando a atmosfera e intensificando as chuvas.
No sábado (10), o ciclone se desloca em direção ao oceano, mas ainda favorece a ocorrência de chuvas em Santa Catarina. Em todo o estado, há risco para temporais entre a tarde e a noite. Podem ocorrer temporais com chuva intensa, alagamentos e enxurradas. Além disso, não se descartam ocorrências associadas a ventos fortes e granizo, como destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. Tempo nublado e chuvoso no Morro da Cruz em Florianópolis — Foto: Joana Caldas/G1
A Defesa Civil divulgou recomendações sobre o que fazer em caso de mau tempo. Os telefones de emergência são 193, para o Corpo de Bombeiros, e 199, para a própria Defesa Civil. Jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos; não dirija em locais alagados; em alagamentos, evite contato com a água; evite caminhar ou andar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a rodovia; durante os ventos mais fortes, busque um local abrigado. O local abrigado deve ser longe de janelas, árvores, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados.
VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS DO G1 SC NOS ÚLTIMOS 7 DIAS
50 vídeos




