Alerta: Dezembro começa com tempestades e risco de alagamentos em Santa Catarina

Dezembro inicia com a possibilidade de tempestades e um alto risco de alagamentos em Santa Catarina, conforme alerta da Defesa Civil. Uma frente fria está prevista para se aproximar do estado neste domingo. Nas áreas costeiras, rajadas de vento Sul podem atingir até 50 km/h.

O último mês do ano começa com chances de tempestades no estado catarinense. No dia 1º de dezembro, a previsão é de uma frente se aproximando, trazendo mau tempo e aumentando o risco de alagamentos, queda de galhos e árvores, danos à rede elétrica e enxurradas, conforme alerta da Defesa Civil.

Os temporais esperados devem vir acompanhados de chuvas intensas. Além disso, a chegada da frente fria deve gerar ventos nas áreas do litoral, soprando do quadrante Sul, com rajadas acima de 50 km/h. A agitação marítima também será afetada no Sul, com ondas de até 3 metros em alto-mar.

Todo o estado de Santa Catarina está sujeito ao risco de estragos devido ao clima adverso, porém, a região Oeste pode enfrentar um tempo ainda mais severo. No decorrer do domingo, as instabilidades devem se intensificar, prevendo tempestades com alto potencial de alagamentos, queda de galhos e árvores, danos à rede elétrica e enxurradas, especialmente a partir da tarde.

No domingo, as instabilidades se iniciarão nas áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul. Ao longo da segunda-feira, a tendência é que avancem para o restante do estado, trazendo consigo raios, rajadas de vento e queda de granizo. Para eventuais emergências, é recomendado contatar os bombeiros ou a Defesa Civil pelos telefones 193 e 199, respectivamente.

Em situações de ventos fortes, procure abrigo longe de árvores, placas, postes e objetos passíveis de serem arremessados. Evite contato com águas em casos de alagamentos, não dirija em áreas inundadas, pontilhões ou pontes submersas, e redobre a atenção com as crianças. É essencial seguir as orientações da Defesa Civil para garantir a segurança de todos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ações solidárias garantem almoço especial de Natal para vulneráveis em Londrina e Curitiba

Ações solidárias garantem almoço de Natal para pessoas em vulnerabilidade no Paraná: ‘Que Deus multiplique’

Londrina e Curitiba foram algumas cidades do estado que tiveram ações sociais nesta terça-feira (25).

Cardápio em Londrina teve churrasco e panetone. — Foto: Reprodução – RPC

Nesta quarta-feira (25), dia de Natal, ações solidárias pelo Paraná garantiram almoços especiais para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

Em Londrina [https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/cidade/londrina/], no norte do estado mais de 400 pessoas tiveram a oportunidade de celebrar a data com uma boa refeição.

O almoço e o serviço do salão foram feitos por aproximadamente 40 voluntários da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e do grupo Fraterna Ajuda Cristã. Os itens, em sua maioria, foram adquiridos por meio de doações. Esta é a 45ª edição do evento.

Para alimentar tantas pessoas, foram necessários 110 quilos de carne de boi e 1.100 pedaços de frango. O cardápio, além de churrasco, também conta com macarronada, arroz, maionese, farofa e refrigerante. Sem deixar a sobremesa de fora, também são oferecidos sorvetes e panetones.

Em entrevista à RPC, Ester Lourenço contou que estava feliz por estar almoçando no local. Ela foi até o salão paroquial com a filha e dois netos. Ela explicou que, se não fosse a ação solidária, tentaria cozinhar macarrão para o dia. “Quem doou isso aqui [alimentos], que Deus multiplique”, disse emocionada.

Almoço foi preparado para atender mais de 400 pessoas. — Foto: Kathulin Tanan – RPC

Um veículo de voluntários andou pela cidade convidando para o evento e oferecendo carona.

Crianças que foram ao local também receberam brinquedos arrecadados pela campanha de Natal da RPC, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Almoço solidário de natal reúne 400 pessoas em Londrina

Leia também:

*Coxinhas ‘explosivas’ no Paraná: Veja dicas de como evitar incidentes
*Fatalidade: Idosos morrem em acidente entre carro e ônibus em trevo da BR-277, no Paraná
*VÍDEO: Carro passa reto por rotatória, derruba placa de trânsito e atinge e arrasta outros veículos

Mais solidariedade pelo estado

Em Curitiba, na Praça Generoso Marques, 800 marmitas foram distribuídas por 120 voluntários do projeto Mãos Invisíveis.

O cardápio teve arroz, salpicão, chester e farofa temperada.

O “Natal na rua”, como é chamado o evento, existe há sete anos. Veja mais detalhes do preparativo na reportagem abaixo.

Projeto promove almoço de Natal em Curitiba

VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS NO DE

50 vídeos

Leia mais notícias em DE DE

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp