Press "Enter" to skip to content

Alerta: Goiás pode ter tempestades neste fim de semana com raios e granizo

Última atualização 13/01/2023 | 17:46

A previsão do tempo para Goiás neste fim de semana é de tempestades. A condição pode vir acompanhada de rajadas de ventos, raios e eventualmente granizo. O fenômeno meteorológico é resultado da  combinação de calor e umidade. O estado está sob alerta laranja, o que significa risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 

Em Goiânia, o sábado, 14, deve ter variação de nebulosidade, sol e pancadas de chuvas com temperatura máxima podendo chegar aos 29ºC e ainda umidade relativa do ar variando entre 50% a 95%. No domingo, 15, os termômetros sobem um pouco e chegam a 30ºC. As informações são do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás. (Cimehgo)

 

A orientação é não se abrigar debaixo de árvores pela chance de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, em caso de rajadas de vento. Outra recomendação é desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Goiás podem ser acionados durante as tempestades, se necessário, pelos telefones 199 e 193, respectivamente.

 

O mês de janeiro deve ser marcado por chuvas acima da média histórica em grande parte da região Centro-Oeste, por conta da canalização de umidade oriunda da Região Norte que devem causar dias consecutivos com pancadas de água. A explicação é do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (INMet). No início deste mês, Pirenópolis ficou alagada devido a tempestades sobre a cidade.

 

Confira as temperaturas para o fim de semana por região:

 

Sábado (14) Domingo (15)
Região Norte Máxima:21ºC Mínima:33ºC Máxima:21ºC Mínima:33ºC
Região Sul Máxima:18ºC Mínima:32ºC Máxima:19ºC Mínima:32ºC
Região Leste Máxima:17ºC Mínima:32ºC Máxima:18ºC Mínima:32ºC
Região Sudoeste Máxima:19ºC Mínima:30ºC Máxima:19ºC Mínima:30ºC
Região Central Máxima:18ºC Mínima:32ºC Máxima:19ºC Mínima:32ºC
Região Oeste Máxima:22ºC Mínima:33ºC Máxima:22ºC Mínima:33ºC

Fonte: Cimehgo