Comerciantes da cidade de Praia Grande, localizada no litoral de São Paulo, estão sendo alertados sobre um golpe do alvará que está circulando por e-mail, de acordo com informações da prefeitura local. Golpistas estão entrando em contato com os comerciantes, informando que precisam regularizar o alvará de funcionamento de seus estabelecimentos.
A prefeitura tomou conhecimento do golpe após receber relatos de comerciantes que foram abordados pelos golpistas. As mensagens enviadas por e-mail contêm notificações falsas sobre irregularidades no alvará, estabelecendo um prazo para regularização. Além disso, há a solicitação de pagamento via boleto, o que acende um alerta para os comerciantes da região.
Os e-mails fraudulentos estão sendo enviados a partir do endereço [email protected], o que tem confundido os destinatários. Os golpistas usam uma “máscara” no domínio do e-mail para dar a impressão de que a mensagem é legítima e enviada pela Prefeitura de Praia Grande. No entanto, a administração municipal reforça que não realiza esse tipo de comunicação por e-mail.
A Secretaria de Finanças da cidade informou que não é possível determinar quantos e-mails foram enviados pelos golpistas. O secretário de Finanças, Cristiano de Mola, orientou as possíveis vítimas a procurarem a Delegacia de Polícia para buscar ressarcimento caso tenham sido lesadas pelo golpe.
A Prefeitura de Praia Grande reforçou que só envia e-mails em casos específicos, como quando solicitado pelo contribuinte via WhatsApp. Além disso, destacou que não realiza cobranças por mensagem e todas as informações oficiais são divulgadas em seus canais oficiais, como o site praiagrande.sp.gov.br.
Para evitar cair em golpes como esse, a prefeitura recomenda que os cidadãos sempre verifiquem os dados antes de efetuar pagamentos, evitem clicar em links suspeitos e busquem informações apenas nos canais oficiais. Além disso, é importante ficar atento a possíveis tentativas de golpe em redes sociais, sempre verificando a autenticidade dos perfis que entram em contato. Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com a Prefeitura de Praia Grande pelos canais oficiais disponibilizados.