Alerta Inmet: Chuvas intensas atingirão 20 estados nesta quarta

Verão: Inmet alerta para chuvas intensas em 20 estados nesta quarta

Foram emitidos sete alertas para pancadas intensas na maior parte do país. Apesar das chuvas, temperaturas seguem altas. Esta quarta-feira (8/1) deve ser de chuvas intensas em grande parte de DE. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao menos 20 estados podem registrar pancadas de chuvas fortes, enquanto as temperaturas seguem altas.

As precipitações devem ser registradas do Amapá a São Paulo, conforme o órgão. Foram emitidos alertas para as regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste. No Acre, extremo oeste do Amazonas, Rio de Janeiro, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Ceará, Piauí e Tocantins são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos, de 60 a 100 km/h, que levam ao risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Há ainda um alerta amarelo, para chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h, que engloba uma parte mais ampla do Amapá, Amazonas, Roraima, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Paraíba e Mato Grosso do Sul.

A atuação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pode aumentar o risco de chuva frequente e persistente nestes estados, sistema que deve atuar até pelo menos esta quinta-feira, segundo o órgão. No Sudeste, a chuva deverá atingir principalmente Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Além da ZCAS, há ainda uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que deve espalhar ao longo da semana a chuva pela costa norte da Região Nordeste. Já no Sul, as chances de precipitação são mais escassas.

Dessa forma, é importante estar atento aos alertas emitidos pelo Inmet e tomar as devidas precauções diante das chuvas intensas que podem atingir várias regiões DE nos próximos dias. A combinação de chuvas fortes, ventos intensos e descargas elétricas aumenta o risco de transtornos e danos materiais nas áreas afetadas. Portanto, fique por dentro das atualizações meteorológicas e esteja preparado para lidar com as condições climáticas adversas que podem se manifestar durante este período de verão. Mantenha-se informado e proteja-se!

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ginasta Arthur Zanetti anuncia aposentadoria e seguirá como treinador

Campeão olímpico, ginasta Arthur Zanetti anuncia aposentadoria

Após 27 anos dedicados à ginástica artística, Zanetti anunciou a aposentadoria como atleta, mas vai seguir em São Caetano como treinador

O ginasta Arthur Zanetti, medalhista de ouro nas argolas em Londres 2012 e prata na Rio 2016, anunciou, neste domingo (12/1), a sua aposentadoria da ginástica aos 34 anos. Mesmo com o adeus como atleta, Zanetti vai seguir no no esporte como treinador.

Foram 27 anos de Zanetti no mundo da ginástica, período em que o ex-atleta colecionou medalhas. Além de Londres em 2012 e Rio 2016, Arthur é campeão mundial nas argolas nos jogos de Antuérpia 2013 e nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015.

Arthur Zanetti declarou que foi convidado pelo São Caetano do Sul, no ABC Paulista, onde treina desde os sete anos de idade, para ser treinador. “Agora aposentado da ginástica, mas não longe da ginástica. Tive a oportunidade, fui convidado aqui por São Caetano para começar a dar treino para escolinha. Era um dos meus objetivos ser treinador. Vai ser uma coisa nova pra mim, estou com muito medo, mas estou muito ansioso, muito feliz por essa oportunidade”, declarou o agora ex-ginasta.

CONQUISTAS DA CARREIRA DE ZANETTI:

– Campeão Olímpico nas argolas em Londres 2012
– Medalhista de prata nas argolas na Rio 2016
– Campeão Mundial nas argolas – Antuérpia 2013
– Medalhista de prata nas argolas no Mundial Tóquio 2011
– Medalhista de prata nas argolas no Mundial Nanning 2014
– Medalhista de prata nas argolas no Mundial Doha 2018
– Campeão nas argolas dos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015
– Campeão do masculino por equipes nos Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011
– Campeão do masculino por equipes nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019
– Medalhista de prata nas argolas dos Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011
– Medalhista de prata nas argolas dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019
– Medalhista de prata por equipes nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal de esportes do DE no Telegram e não deixe de nos seguir também no perfil de esportes do DE no Instagram!

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp