Alerta: Mais de 120 municípios de Goiás em risco de tempestade com avanço de frente fria

alerta3A-mais-de-120-municipios-de-goias-em-risco-de-tempestade-com-avanco-de-frente-fria

Chuvas seguem fortes com avanço de frente fria e mais de 120 municípios têm risco de tempestade com avanço de frente fria em Goiás, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta amarelo que começa nesta quarta-feira (24) com o perigo potencial de chuvas intensas.

Segundo o boletim do Cimehgo, o avanço de uma frente fria que veio da região sudeste do país na segunda-feira (22) criou condições favoráveis para a formação de áreas de instabilidade. Hoje e amanhã (25), a influência dessa frente fria que resultou nas fortes chuvas dos últimos dias vão permanecer atuantes, mas ela deve se despedir na sexta-feira (26).

“Ela [a frente fria] está causando e vai causar hoje e amanhã chuvas aqui em Goiás. Podemos ter chuvas mais intensas em alguns locais e situações que podem trazer algum tipo de risco”, informou o gerente do Cimehgo, André Amorim.

Segundo o Inmet, as chuvas podem ter entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h. O centro publicou uma lista com 124 municípios que tem risco potencial de tempestade para esta quarta-feira (24). De acordo com o gerente, o risco maior é para a parte Centro-Norte, por onde a frente fria está passando.

Apesar do grande volume de chuvas, André explica que o comportamento é passageiro e as temperaturas não devem diminuir, pois não há registro de massa de ar polar. De acordo com o último boletim, esta quarta-feira será de sol com pancadas de chuva e as máximas para as seis regiões vão até os 36 ºC. Em Goiânia, a precisão é a mesma e a temperatura máxima pode chegar aos 33 ºC.

No domingo (21), o Cimehgo alertou sobre a passagem de uma frente que estava no sudeste do Brasil e poderia trazer situações de risco à população em razão das chuvas. Nesta terça-feira (23), a cidade de Goiânia registrou diversos estragos, transtornos e até acidentes após um temporal. A Marginal Botafogo ficou interditada após o transbordamento do córrego e uma adolescente morreu após ser eletrocutada por um fio de média tensão.

Para tentar evitar acidentes e imprevistos, o Cimehgo dá algumas recomendações para os próximos dias, como evitar deslocamentos desnecessários durante períodos de chuva intensa e não atravessar ruas alagadas. A atenção para possíveis desabrigados, quedas de galhos e árvores também é essencial. A previsão é de melhora nas condições climáticas com a passagem da frente fria na sexta-feira.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp