Press "Enter" to skip to content

Alerta: novo golpe por aproximação de celular causa prejuízo a comerciantes

Os comerciantes estão preocupados com o mais novo golpe com cartão de aproximação. A nova modalidade consiste em simular o pagamento de uma compra, que normalmente é de produtos de alto valor, alterando o funcionamento das máquinas. Com o bug, os aparelhos chegam a emitir o comprovante da compra.

Um caso chamou atenção neste final de semana em Brasília. Lojistas da Feira dos Importados identificaram um suspeito de estar aplicando esse golpe e ameaçaram linchar o homem. Segundo os comerciantes, o golpe é recorrente no local. A confusão foi parar na delegacia onde o suspeito passou a noite, mas foi liberado após pagamento de fiança.

Na ocasião, criminosos adquiriram mercadorias por meio do pagamento por aproximação de celular. Eles fazem a compra pelo smartphone e ao aproximar do aparelho, a máquina de cartão emite o som de transação realizada e emite o comprovante. Apesar disso, o dinheiro não vai para a conta do proprietário do estabelecimento. Em um áudio que circula na internet, um estelionatário explica como consegue efetivar a compra.

“Os caras fizeram scriptzinho, um aplicativo que cadastra um cartão que não existe e esse script dá um bug na máquina da Stone. Aí você coloca um valor de R$50 mil, você encosta o telefone com o aplicativo ligado na máquina, o papel vai subir de R$50 mil, como se o aplicativo do telefone estivesse imprimindo o papel da máquina mandando um sinal pra máquina imprimir o papel. Não tem pagamento, não dá pagamento na máquina, só sobe o papel. O cara não sabe o papel subiu com o valor, aí, beleza, a compra tá aprovada”, detalha o criminoso que cita a Stone, uma marca de máquina de cartão.

A Polícia Civil de Goiás, ainda não tem registro desse tipo de situação, de acordo com o Observatório da Secretaria Estadual de Segurança Pública. A orientação de especialistas é conferir se o valor foi efetivamente creditado e procurar a delegacia pra registrar ocorrência, se for vítima. O crime de estelionato tem pena de reclusão de um a cinco anos e multa, conforme o Código Penal.

Golpe também fora das lojas

O sistema de aproximação funciona por meio de uma tecnologia chamada NFC, uma sigla em inglês para “pagamento por campo de proximidade”. A lógica empregada é a mesma de catracas de transporte público, chaves e crachás. A facilidade vem sendo utilizada também para outro tipo de crime, dessa vez diretamente em pessoas na rua.

Em geral, o golpe ocorre em lugares cheios e com pessoas que carregam o cartão por aproximação no bolso. Os estelionatários colocam as máquinas de cartão em uma curta distância dessa região do corpo da vítima e pagam valores de compras que eles já haviam simulado no aparelho.