SC tem condição para temporais nesta terça, com risco de alagamentos e quedas de árvores; veja onde
Mau tempo está previsto a partir da tarde. Instabilidades devem continuar durante a semana.
Santa Catarina tem condições para instabilidades a partir da tarde desta terça-feira (28), informou a Defesa Civil. Há risco de alagamentos, danos à rede elétrica e quedas de árvores, principalmente na Serra, Vale do Itajaí e Norte. As instabilidades devem continuar ao longo da semana.
De acordo com a previsão da Defesa Civil, entre a tarde e noite desta terça, instabilidades combinadas ao calor e à atuação da circulação marítima aumentam as condições para temporais. Fora da Serra, Vale do Itajaí e Norte, embora o risco seja menor, não se pode descartar a possibilidade de ocorrências associadas a temporais localizados.
O tempo deve continuar instável nesta quarta (29) por causa do calor. Ainda há risco de alagamentos por causa de chuva intensa, especialmente no litoral e áreas próximas. A chuva pode vir acompanhada de temporais com raios, fortes rajadas de vento e queda de granizo, oferecendo risco baixo a moderado para ocorrências associadas à destelhamentos e danos na rede elétrica, especialmente entre o Oeste e a Serra. Na quinta (30), a circulação marítima deve se intensificar sobre as áreas litorâneas e regiões próximas. Deve haver condições para chuva persistente, especialmente nos extremos do dia.
Nas demais regiões, a combinação de calor, umidade e instabilidade deve seguir favorecendo a formação de temporais isolados com raios, fortes rajadas de vento e queda de granizo, além de chuva pontualmente intensa.
Confira abaixo as recomendações da Defesa Civil para temporais. Em caso de emergência, telefone para 193, para os bombeiros, ou 199, para a própria Defesa Civil. Busque um local abrigado. Jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos. Não dirija em locais alagados. Em alagamentos, evite contato com a água. Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões. Redobre cuidados próximo a áreas de encosta. Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes, que podem indicar risco de deslizamento.