A Defesa Civil emite alerta ‘severo’ de temporais, queda de árvores e destelhamentos na Grande SP; céu escuro faz ‘dia virar noite’
Moradores de bairros da capital paulista e da região do ABC Paulista relataram queda de energia nesta segunda-feira (22); duas árvores caíram na região da Avenida Paulista.
Chuva forte atinge Zona Sul de São Paulo nesta segunda-feira
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta na tarde desta segunda-feira (22) para temporais com rajadas de vento na capital e Região Metropolitana de São Paulo. Segundo o órgão, há risco de queda de árvore e destelhamento.
No início da tarde, por volta das 14h, o tempo fechado e a chuva forte fizeram o “dia virar noite”, com o céu cinza escuro.
O alerta, emitido pelo sistema de mensagem automática da Defesa Civil, envia mensagens automáticas para todos os celulares na área de risco, independentemente do cadastro prévio ou do CEP. Todos que receberam o SMS devem se abrigar.
“Alerta severo: temporais com rajadas de vento nas próximas horas na capital e Região Metropolitana. Risco de queda de árvore e destelhamento. Abrigue-se”, diz a mensagem.
A capital amanheceu nesta segunda com muitas nuvens e chuva isolada em algumas regiões da cidade. À tarde e à noite, estão previstas pancadas de chuva com trovoadas. As temperaturas variam entre 17 °C e 27 °C.
Na terça-feira (23), o tempo continua instável, com pancadas de chuva e trovoadas pela manhã e à tarde. Já na quarta-feira (24) a previsão é de muitas nuvens e chance de chuva isolada. As temperaturas variam entre 14 °C e 20°C.
Os termômetros seguem em queda até sexta (26), quando a mínima deve ficar em 10 °C.
Mais cedo, duas árvores caíram em razão da ventania e bloquearam totalmente um trecho da Alameda Santos, na região da Avenida Paulista, Centro de São Paulo.
Moradores de bairros da capital paulista e da região do ABC Paulista relataram falhas no fornecimento de energia elétrica na manhã desta segunda. O problema atingiu principalmente as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André e Diadema.
Na capital, os bairros mais afetados foram Jabaquara, Vila Mariana e Ipiranga.
A Prefeitura de São Paulo anunciou há dez dias que vai realizar um novo censo das árvores localizadas nas calçadas e canteiros da cidade. A iniciativa, que utilizará tecnologia de laser e inteligência artificial, pretende mapear cerca de 650 mil árvores e avaliar suas condições. São Paulo será a primeira cidade do Brasil a utilizar esse tipo de tecnologia aliada à inteligência artificial. O investimento é de quase R$ 19 milhões.