Especialista faz alerta sobre uso constante de tênis tecnológicos
Segundo um especialista, o uso constante de tênis tecnológicos pode reduzir a estabilidade de seus pés; entenda
Existe um ditado popular entre os fãs de sneakers que defende: “quanto tecnológico os tênis DE, mas frágeis os pés”. Após anos de evolução no desenvolvimento desses calçados, essa alegação tem chamado atenção e levantado pontos importantes para quem é fã dessa peça.
Vem entender!
Segundo um especialista, o uso constante de tênis tecnológicos pode reduzir a estabilidade de seus pés. Por outro lado, essas tecnologias auxiliam no desempenho esportivo e oferecem conforto para atividades cotidianas. Existem modelos que aliam design esportivo e conforto para reduzir os efeitos dos modelos de performance.
A imagem mostra uma mão amarrando os cadarços de um tênis. A tecnologia usada na fabricação de tênis segue em constante evolução. Ao longo dos anos, os tênis uniram inovação tecnológica e design de moda no mundo esportivo. Essa combinação fez com que surgissem sistemas de impulsão, amortecimento, proteção de articulações e outras funcionalidades, que continuam sendo atualizadas até hoje.
Essas tecnologias passaram a ser incluídas em outros tipos de calçados a fim de agregar conforto e reduzir as dores cotidianas. Logo, quando surge a alegação de que “quanto mais tecnologia, mais fragilidade”, presume-se que seja falsa de imediato, mas a resposta é um pouco mais complexa do que se pode imaginar.
RISCOS DO EXCESSO DE TÊNIS TECNOLÓGICOS
De acordo com o ortopedista Julian Machado, “quanto mais ficamos calçados, mais o pé fica sensível”. O uso excessivo de tênis cobertos por tecnologias cria uma situação de dependência das articulações, que acabam não se desenvolvendo para lidar com possíveis traumas.
O New Balance 9060 é um tênis com visual esportivo e apelo casual. Vale destacar, também, que os tênis de corrida, por exemplo, costumam ter um formato mais embicado e apertarem a ponta do pé para auxiliar na estabilidade. Esse formato específico possibilita que seus pés criem deformações ao longo do tempo, o que prejudica a estabilidade quando estiverem sem o calçado.
Claro que andar descalço para desenvolver força muscular não é uma opção para a maioria das pessoas. Uma indicação para contornar essa questão seria escolher modelos mais apropriados para cada situação, variando o uso do tênis esportivo.
O Cortez é baseado no clássico Waffle Iron, primeiro tênis de corrido desenvolvido pela Nike. Atualmente, diversas marcas contam com modelos criados para o uso cotidiano com uma redução das tecnologias de impacto e que, ainda assim, são alinhados com o estilo. Tênis como o New Balance 9060, Nike Cortez e outros são opções para manter a estética atlética e conforto, sem prejudicar o corpo.
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Não deixe de conferir as publicações no Instagram.