Alerta vermelho no Janeiro Branco: Brasil é o país mais ansioso do mundo

O Janeiro Branco é o mês dedicado aos cuidados com a saúde mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o segundo país americano com maior incidência de depressão, atingindo 5,8% da população, ou 11 milhões de pessoas.

No caso da ansiedade os resultados são ainda piores: ela atinge 9,3% dos brasileiros (algo em torno de 20 milhões de pessoas). Na última quinta-feira, dia 14, o Diário do Estado conversou com a Drª Ana Lídia Agel, psicóloga e terapeuta familiar em Goiânia. (Assista aqui)

Ela contou que a cor branca atribuída ao mês de janeiro é uma referência à uma folha em branco, oferecida para que as pessoas “escrevam uma nova história“, disse na ocasião. A psicóloga explicou que o ser humano tem de estar equilibrado: corpo, mente e alma. Se falta o cuidado com uma destas áreas, não existe saúde mental completa.

“Uma pessoa sem metas é uma pessoa sem sentido, sem propósito na vida”, alertou Ana Lídia, já que o janeiro é um mês propício ao planejamento de metas para serem vividas durante o ano que começa. “Quanto mais a pessoa tem equilíbrio, mas ela tem alegria de viver. E não seja um coronel de si mesmo! Tenha paciência com suas limitações. Não deu certo hoje? A cada segundo ainda dá tempo. A cada manhã”, aconselhou.

Imagens: Brasil e Alemanha, copa de 2014

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Drones misteriosos nos EUA: FBI alerta sobre uso de lasers e investiga possível origem das aeronaves

Drones Misteriosos nos EUA: FBI Alerta

Moradores de Nova Jersey, nos Estados Unidos, têm relatado avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNIs) sobrevoando diferentes regiões do estado. Esses relatos, que incluem imagens viralizadas na internet, sugerem a possibilidade de origem “alienígena” para os objetos, levando a uma investigação pelo Departamento Federal de Investigação (FBI).

O FBI emitiu um alerta contra o uso de lasers brilhantes apontados para as aeronaves, não para proteger os OVNIs, mas para garantir a segurança de aeronaves comerciais ou privadas que voam pela região. De acordo com a agência, esses objetos voadores avistados pelo público são muito provavelmente aeronaves convencionais. “Há também uma preocupação com a possibilidade de pessoas dispararem armas contra o que acreditam ser um UAS, mas pode ser uma aeronave tripulada,” destacou a agência.

O FBI de Newark, a Polícia Estadual de Nova Jersey e dezenas de outras agências e parceiros responsáveis pela aplicação da lei têm patrulhado todas as noites durante várias semanas para rastrear operadores agindo ilegalmente ou com intenções perigosas. A maioria dos avistamentos relatados não são de drones misteriosos, mas sim de aeronaves familiares.

Dos mais de cinco mil alertas recebidos sobre avistamentos de drones nas últimas semanas, apenas 100 exigiram uma análise mais aprofundada, segundo John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional. A maioria era de aeronaves de asa fixa, pilotadas, que estavam decolando ou pousando em grandes aeroportos. Outros eram aviões menores, e alguns eram drones amadores.

“Avaliamos que os avistamentos até o momento incluem uma combinação de drones comerciais legais, drones amadores e drones policiais, bem como aeronaves de asa fixa tripuladas, helicópteros e até estrelas que foram erroneamente relatadas como drones,” disse Kirby. Para evitar a identificação errada de um drone para qualquer um desses objetos, o público pode usar ferramentas para identificar visualmente se algo no céu é um drone ou uma aeronave tripulada.

Muitos dos vídeos mais postados nas redes sociais mostram aviões pilotados, de acordo com especialistas. A vigilância intensificada na região visa identificar indivíduos que possam estar operando drones de maneira ilegal ou perigosa, prevenindo quaisquer incidentes que possam comprometer a segurança aérea.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp