O Janeiro Branco é o mês dedicado aos cuidados com a saúde mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o segundo país americano com maior incidência de depressão, atingindo 5,8% da população, ou 11 milhões de pessoas.
No caso da ansiedade os resultados são ainda piores: ela atinge 9,3% dos brasileiros (algo em torno de 20 milhões de pessoas). Na última quinta-feira, dia 14, o Diário do Estado conversou com a Drª Ana Lídia Agel, psicóloga e terapeuta familiar em Goiânia. (Assista aqui)
Ela contou que a cor branca atribuída ao mês de janeiro é uma referência à uma folha em branco, oferecida para que as pessoas “escrevam uma nova história“, disse na ocasião. A psicóloga explicou que o ser humano tem de estar equilibrado: corpo, mente e alma. Se falta o cuidado com uma destas áreas, não existe saúde mental completa.
“Uma pessoa sem metas é uma pessoa sem sentido, sem propósito na vida”, alertou Ana Lídia, já que o janeiro é um mês propício ao planejamento de metas para serem vividas durante o ano que começa. “Quanto mais a pessoa tem equilíbrio, mas ela tem alegria de viver. E não seja um coronel de si mesmo! Tenha paciência com suas limitações. Não deu certo hoje? A cada segundo ainda dá tempo. A cada manhã”, aconselhou.
Imagens: Brasil e Alemanha, copa de 2014