Alerta vermelho para queimadas: Vale em estado crítico esta semana

alerta-vermelho-para-queimadas3A-vale-em-estado-critico-esta-semana

Com tempo seco, cidades do Vale e região estão com alerta vermelho para risco de queimadas nesta semana. O tempo seco aumenta a chance de queimadas. O alerta é válido até domingo (5). O Vale do Paraíba e a região bragantina estão em estado de alerta para risco de queimadas nesta semana, segundo o Mapa de Risco de Incêndio, pulicado pelo Centro de Gerenciamento da Defesa Civil Estadual (CGE). A situação crítica deve durar pelo menos até domingo (5).

O calor, a ausência de chuva e a baixa umidade do ar são os principais motivos para o risco elevado de incêndios florestais, que deixa diversas regiões do estado de São Paulo em alerta, segundo o órgão. No mapeamento, os estágios de risco são divididos entre cores pelo monitoramento da Defesa Civil, sendo o amarelo o menor risco de incêndio e roxo o local com o pior cenário.

A região foi classificada em amarelo, laranja, vermelho e roxo, dependendo do dia. Esta terça-feira (30) e o próximo sábado (4) e domingo (5) devem ser os dias mais críticos no Vale. O Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil é uma ferramenta que auxilia o monitoramento de queimadas e vegetação durante o período de estiagem. O software funciona 24 horas por dia e é feito a partir de algoritmos que compilam dados sobre elementos, como o nível de chuva, cobertura vegetal, umidade do ar e do solo, temperatura e velocidade do vento.

Diariamente, o CGE encaminha o Mapa de Risco para todas as Coordenadorias Municipais. Aquelas que estão em uma área com risco mais elevados recebem um indicativo de alerta. Por conta do alerta, a Defesa Civil emitiu uma série de recomendações, como não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias, não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo e não queimar lixo e não soltar balão.

Evitar essas práticas pode ser fundamental para prevenir incêndios e proteger o meio ambiente e a população. É importante ficar atento às orientações da Defesa Civil e colaborar para evitar situações de risco. A conscientização e a adoção de medidas preventivas são essenciais para preservar a natureza e garantir a segurança de todos. Além disso, a colaboração de todos é fundamental para minimizar os impactos dessas ocorrências e manter a região segura e preservada.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp