O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para 14 cidades de Santa Catarina, indicando grande perigo de tempestades nesta sexta-feira (12). As previsões apontam chuvas intensas de até 100 milímetros por dia e rajadas de ventos atingindo até 100 km/h.
O aviso é válido das 10h às 19h para os municípios do Extremo-Oeste catarinense, com riscos de granizo e danos significativos em edificações, cortes de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário. O alerta também abrange cidades do Paraná e Mato Grosso do Sul.
As cidades em alerta de grande perigo para tempestades incluem Anchieta, Barra Bonita, Campo Erê, Guaraciaba, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Palma Sola, Paraíso, Princesa, Romelândia, São Bernardino, Santa Terezinha do Progresso, São José do Cedro e São Lourenço do Oeste.
Diante da situação, a Defesa Civil recomenda precaução e alerta para os possíveis impactos das tempestades. A semana já foi marcada por fortes chuvas em Santa Catarina, com tempestades que causaram estragos na região. Na Grande Florianópolis, uma tempestade súbita transformou o dia em noite, acompanhada por ventos intensos e chuvas fortes.
Os bombeiros atenderam diversas ocorrências, com várias quedas de árvores nos municípios da região. Em Florianópolis, vias foram bloqueadas devido a quedas de árvores, incluindo a Avenida Mauro Ramos e a Beira-Mar Norte. Apesar dos transtornos, não houve registros de feridos nas ocorrências atendidas pelos bombeiros.




