Alertas de Perigo: Chuvas intensas atingem 40 cidades nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Confira a lista completa.

alertas-de-perigo3A-chuvas-intensas-atingem-40-cidades-nos-vales-do-jequitinhonha-e-mucuri.-confira-a-lista-completa

O Diário do Estado emitiu alertas de ‘perigo’ e ‘perigo potencial’ de chuvas intensas para 40 cidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Dez municípios estão em alerta laranja, com risco de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h, enquanto outras 30 cidades receberam alerta amarelo por condições meteorológicas adversas.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu os alertas para as 40 cidades das regiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri nesta segunda-feira (7), com vigência até às 10h desta terça-feira (8).

De acordo com o Inmet, 10 municípios estão sob alerta laranja, indicando “perigo”, com previsão de chuvas intensas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros diários. Nestas localidades, os ventos podem atingir velocidades entre 60 e 100 km/h, com riscos significativos de queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e a ocorrência de raios.

Outras 30 cidades da região receberam alerta amarelo, que significa “perigo potencial”. Nestes locais, as precipitações devem variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos moderados de 40 a 60 km/h. Embora os riscos sejam menores, ainda há possibilidade de ocorrência dos mesmos problemas, porém com menor intensidade.

O Diário do Estado divulgou a lista das cidades afetadas pelos alertas. As cidades em alerta laranja são Bertópolis, Carlos Chagas, Jacinto, Machacalis, Nanuque, Palmópolis, Rio do Prado, Rubim, Salto da Divisa e Santa Maria do Salto. Já as cidades em alerta amarelo são Águas Formosas, Almenara, Ataléia, Bandeira, Caraí, Catuji, Crisólita, Divisópolis, Felisburgo, Frei Gaspar, Fronteira dos Vales, Itabirinha, Itaobim, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, Mata Verde, Monte Formoso, Nova Belém, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Padre Paraíso, Pavão, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, Santa Helena de Minas, Santo Antônio do Jacinto, São José do Divino, Teófilo Otoni e Umburatiba.

As chuvas intensas no Vale do Jequitinhonha estão afetando diversas cidades da região, conforme mostram os vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais. É importante que a população esteja atenta e tome as medidas necessárias para minimizar os impactos causados pelas condições meteorológicas adversas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp