O Instituto Nacional de Meteorologia (DE) emitiu alerta vermelho e laranja para mais de 30 cidades da Bahia, neste domingo (4). Municípios como Vitória da Conquista, Alcobaça, Itamaraju e Cândido Sales estão entre as que podem ter fortes chuvas no início da semana.
Segundo o órgão, o alerta laranja é para o perigo de tempestades nos municípios, enquanto o vermelho é para acumulado de chuva. Vale lembrar que o alerta laranja é utilizado para sinalizar perigo. Já o vermelho é para apontar grande perigo nas regiões afetadas.
O alerta vermelho passa a valer às 00h01 da segunda-feira (5) e finaliza às 23h59 do mesmo dia. Segundo o DE, há grande perigo de chuvas superiores a 60 ou 100 mm/dia nos municípios afetados. Com isso, há risco de alagamentos e transbordamentos de rios, assim como deslizamentos de encostas.
As cidades baianas sob alerta vermelho são: Alcobaça, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Teixeira de Freitas, e Vereda.
Para essas cidades, a orientação do órgão é que a população desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia, bem como: observem alterações nas encostas, permaneçam em local abrigado, protejam seus pertences da água em caso de inundação, obtenham mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Um alerta laranja para tempestades também foi emitido e abrange cidades do sul, centro-sul e extremo oeste da Bahia. Há municípios na área de cobertura dos dois alertas, como no caso de Eunápolis, Caravelas, Medeiros Neto, Porto Seguro e Itamaraju que também estão sob alerta vermelho.
Nas cidades sob o alerta laranja, há risco de chuva entre 30 e 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h. A orientação é que os moradores evitem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de descargas elétricas e queda da vegetação com a ventania. É importante ressaltar que esse alerta é válido até a próxima quarta-feira (7).
Confira abaixo a lista de cidades sob risco de tempestades: Alcobaça, Cândido Sales, Caravelas, Cocos, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Itarantim, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jucuruçu, Lajedão, Macarani, Maiquinique, Medeiros Neto, Mortugaba, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Sebastião Laranjeiras, Teixeira de Freitas, Tremedal, Urandi, Vereda, e Vitória da Conquista.




