Alex Telles reencontra Juventude após 12 anos em duelo Botafogo x Juventude

alex-telles-reencontra-juventude-apos-12-anos-em-duelo-botafogo-x-juventude

Placa em escolinha e projeto em Caxias: Alex Telles, do Botafogo, reencontra clube em que entrou aos oito anos

Duelo deste sábado marca o reencontro do lateral com o Juventude 14 anos depois de sair do clube e 12 anos depois de enfrentá-lo pela última vez. Quando a bola rolar às 21h deste sábado, no Nilton Santos, para Botafogo x Juventude, será um momento marcante na trajetória profissional do lateral-esquerdo Alex Telles, de 32 anos.

O defensor é natural de Caxias do Sul, mesma cidade do adversário da segunda rodada do Brasileirão. E foi no time gaúcho que ele começou no futebol, aos oito anos. Foram dez anos vestindo azul e branco, entre escolinha, categorias de base até fazer a estreia pelo time profissional, em 2011.

De lá, Telles foi para o Grêmio, de onde foi catapultado para a primeira experiência fora do Brasil, no Galatasaray, da Turquia. Mas a proximidade com o clube formador segue firme. Quando está de férias, o defensor sempre faz questão de voltar às origens e visitar o Estádio Alfredo Jaconi, por exemplo, ou de dar palestras para os meninos das categorias de base.

Na escolinha do clube há uma imagem de quase dois metros do atleta vestindo a camisa da Seleção, que é usada para dar as boas-vindas a quem chega. Telles também mantém um projeto em Caxias do Sul chamado “Gol de Ouro”, que oferece ensino do futebol para jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social. O trabalho atende os alunos em diferentes áreas, que vão desde à orientação com o cuidado com a alimentação à doação de materiais escolares anualmente.

Entre 2011 e 2021, foram 30 jogos pelo time profissional do Juventude e dois gols marcados. Depois de sair do clube, Alex Telles só enfrentou o Juventude duas vezes na vida, ambas pelo Grêmio, em 2013. A última foi no dia 29 de abril daquele ano, no empate em 1 a 1 contra seu ex-clube, pela semifinal do Campeonato Gaúcho. Desde lá, o lateral passou por sete outros clubes – Galatasaray-TUR, Inter de Milão-ITA, Porto-POR, Manchester United-ING, Sevilla-ESP, Al-Nassr e Botafogo. Com isso, o reencontro acontece neste sábado, depois de 12 anos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp