Alexandre Furtado, presidente da Império de Casa Verde, preso em operação contra tráfico internacional de drogas

alexandre-furtado2C-presidente-da-imperio-de-casa-verde2C-preso-em-operacao-contra-trafico-internacional-de-drogas

Quem é Alexandre Furtado, o Teta, presidente da Império de Casa Verde preso em operação contra o tráfico internacional de drogas

No total, foram cumpridos nesta terça-feira (23) ao menos 22 mandados de prisão preventiva e 40 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.

Alexandre Constantino Furtado, conhecido como Teta, é vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de SP, e presidente da Império de Casa Verde. — Foto: Divulgação/Liga-SP

Vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo e presidente da escola Império de Casa Verde, Alexandre Constantino Furtado, conhecido como Teta, foi o principal alvo de uma operação policial nesta terça-feira (23) que mira uma organização criminosa de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

Segundo a polícia, ele é integrante do PCC. A defesa dele não foi localizada pela reportagem.

Ele já tinha sido preso em 2006, durante uma investigação da Polícia Civil que investigava a Império de Casa Verde, que na época era suspeita de receber dinheiro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Grampos telefônicos autorizados pela Justiça na época flagraram, segundo a polícia paulista, três membros da agremiação carnavalesca planejando ações criminosas com Sidney Rogério de Moraes, apontado naquela ocasião como tesoureiro da facção, na Zona Norte da capital. Com ele, o PCC movimentaria até R$ 500 mil mensais.

Alexandre Furtado foi preso naquela época com mais dois integrantes da diretoria da Império. Ele tinha sido acusado pela polícia de receber um relógio no valor de R$ 18 mil do tesoureiro do PCC.

Furtado é presidente da escola da Casa Verde de 2012, tendo assumido o cargo logo após um curto mandato de Júnior Marques na presidência da agremiação.

Quase 20 anos depois daquela operação, Alexandre Constantino Furtado, é o principal alvo de uma operação que mira uma organização criminosa de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Ele foi eleito vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de SP neste ano e fica à frente da entidade que organiza o carnaval paulistano no biênio 2025-2027.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp