Alexandre Padilha se reúne mais vezes com Hugo Motta do que Arthur Lira: agenda oficial revela preferência do ministro.

Em dois anos, Padilha esteve mais vezes com Hugo Motta do que com Lira. A agenda oficial de Alexandre Padilha revela mais do dobro de reuniões do ministro com Hugo Motta do que com Arthur Lira. A possível chegada de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara em 2025 deve ser um alento para o ministro da Secretaria de Relações Institucionais do governo, Alexandre Padilha (PT).

Isso porque, ao contrário do que aconteceu com o atual mandatário da Casa Legislativa, Arthur Lira (PP-AL), Padilha manteve uma boa relação com Motta ao longo dos últimos dois anos. Segundo a agenda oficial de Padilha, o ministro esteve em 10 reuniões com Motta entre 2023 e 2024, sendo sete no ano passado e três neste ano. A última delas, em 14 de novembro, foi uma homenagem ao deputado paraibano.

Já com Lira, que chegou a romper publicamente com o ministro, foram registrados apenas quatro encontros desde janeiro de 2023. Em 2024, houve apenas uma reunião, no dia 12 de dezembro, convocada pelo presidente Lula. Em entrevista à coluna em novembro, Padilha fez elogios a Motta. Lembrou, por exemplo, que ajudou na campanha de sua família para a prefeitura de Patos (PB) e que conheceu seu trabalho como líder do Republicanos.

Em relação às medidas de cortes de gastos propostas pelo Ministério da Fazenda, Padilha planeja chamar líderes do Congresso para debater o assunto. Além disso, o ministro sairá de férias no fim do ano, mas pretende apresentar as propostas de corte de gastos para líderes partidários antes de sua saída. Com um relacionamento mais próximo com Hugo Motta, o ministro está confiante em seus compromissos e no potencial do deputado para assumir a presidência da Câmara em 2025.

Se você deseja se manter atualizado sobre todas as notas e reportagens da coluna do Metrópoles, acesse o site do veículo de comunicação. Mantenha-se informado sobre os principais acontecimentos políticos e institucionais do Brasil. Comente e compartilhe as notícias com seus amigos e familiares para que todos estejam bem informados.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp