Press "Enter" to skip to content

Alfabetização em Goiás impulsiona resultados do Ideb 2023

Última atualização 02/09/2024 | 11:43

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, principal indicador da qualidade do ensino brasileiro, mostram que os anos iniciais do ensino fundamental de Goiás ultrapassaram a meta estipulada no ciclo de 2007 a 2021. A etapa do 1º ao 5º ano alcançou, no Ideb anunciado recentemente, a nota 6,3. Esse resultado demonstra que, ao longo dos anos, os investimentos promoveram o avanço do ensino público já na base.
 
De 2019, início da atual gestão do Governo Estadual, para 2023, ano em que as unidades escolares realizaram as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), as redes públicas goianas trabalharam na construção de iniciativas para assegurar uma educação de qualidade em todo o estado. Uma dessas ações foi a implantação do programa AlfaMais Goiás, que visa alfabetizar plenamente as crianças na idade certa.
 
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), desenvolveu o programa em regime de colaboração com os 246 municípios goianos. Nesse compromisso do Governo Estadual com a educação em todas as etapas e modalidades, o AlfaMais propôs, mediante as parcerias com as redes públicas, a elaboração e o planejamento de estratégias para a superação dos desafios da alfabetização das crianças do 1º e 2º anos do ensino fundamental.
 
Desde que o AlfaMais Goiás iniciou sua implementação nas redes públicas goianas, em 2021, mais de 300 mil estudantes já usufruíram dos recursos e benefícios do programa, além dos profissionais das redes municipais goianas. Todas as ações convergem para a proficiência da leitura e escrita das crianças goianas e a qualificação dos educadores.
 
Até o momento, o Governo de Goiás já investiu mais de R$ 58 milhões no programa. A iniciativa distribuiu mais de 350 mil kits de livros didáticos complementares, 144 mil kits escolares, 13 mil kits de livros literários e mais de 40 mil livros para os professores. Além das formações continuadas, cursos, avaliações formativas e de fluência e a criação do Prêmio Leia, que destaca as escolas com melhores resultados em Alfabetização.