Alfabetização em São Paulo: avanços, desafios e metas para o futuro

alfabetizacao-em-sao-paulo3A-avancos2C-desafios-e-metas-para-o-futuro

São Paulo está progredindo na questão da alfabetização, porém, os números ainda estão abaixo da média nacional, conforme apontam os dados do Ministério da Educação. Em 2024, o índice de alfabetização na rede pública do estado de São Paulo atingiu 58,13%, enquanto na cidade de São Paulo esse número foi de 48,25%. Comparativamente, a média nacional é de 59,2%.

Os números divulgados pelo Ministério da Educação referem-se ao Indicador Criança Alfabetizada, que avalia se as crianças dominam as competências básicas de leitura e escrita até o segundo ano do ensino fundamental, por estado. Na rede pública paulista, por exemplo, houve um avanço de 6,22 pontos percentuais em relação ao ano anterior, ultrapassando a meta de 56,6%. Já na cidade de São Paulo, o índice de alfabetização superou a meta municipal, que era de 44,37%.

O indicador se baseia em avaliações aplicadas pelo Saeb, que analisam o aprendizado dos estudantes principalmente em português e matemática. O estado de Ceará lidera o ranking de alfabetização, seguido por Goiás e Minas Gerais, com cerca de sete em cada dez alunos dominando o português.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo destacou que os investimentos realizados nos últimos dois anos, totalizando R$ 300 milhões, contribuíram para o avanço no índice de alfabetização. O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, ressaltou a importância de garantir equidade na educação, especialmente em um contexto de desigualdades sociais e raciais.

Apesar do progresso, Ivan Gontijo, do movimento Todos pela Educação, pondera que São Paulo ainda precisa percorrer um longo caminho para se equiparar às melhores capitais do país em termos de alfabetização infantil. A meta estabelecida é alcançar 70% de crianças alfabetizadas até 2028 na cidade de São Paulo e 80% no estado até 2030.

Em suma, os esforços para melhorar a alfabetização em São Paulo são evidentes, porém, é necessário continuar investindo em políticas pedagógicas e recursos para professores a fim de garantir um ensino de qualidade e equitativo para todas as crianças. A cidade e o estado seguem empenhados em atingir as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação, visando um futuro mais educacionalmente promissor para a população paulista.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp