Alfabetização emocional: a importância de conversar sobre sentimentos com crianças

alfabetizacao-emocional3A-a-importancia-de-conversar-sobre-sentimentos-com-criancas

Conversar sobre sentimentos com crianças ajuda a tornar o ambiente mais ‘humano’, de acordo com a psicanalista e escritora Elisama Santos, que participou do 4º Fórum Diálogos na Educação, realizado em Piracicaba (SP). O evento abordou o tema ‘humanizar para se entender’ e contou com a presença de especialistas no assunto.

Elisama Santos defendeu a importância da alfabetização emocional nas escolas, contribuindo para a criação de um ambiente mais acolhedor. Durante sua participação, a apresentadora do canal GNT ressaltou a necessidade de nomear os sentimentos das crianças, ajudando-as a compreender e lidar com suas emoções de forma saudável.

A psicanalista destacou a importância de reconhecer e nomear os sentimentos, afirmando que ao fazer isso, os sentimentos ganham legitimidade e normalização. Elisama Santos ressaltou a importância de escutar as crianças, permitindo que elas expressem suas emoções e sejam compreendidas em suas experiências emocionais.

O tema central do evento foi “Humanizar para se entender” e foi discutido em uma mesa-redonda que contou com a presença de especialistas em educação, cultura indígena e processos inclusivos. Os participantes debateram sobre a importância de promover relações mais humanas e empáticas nos ambientes escolares.

Elisama Santos também abordou a questão do entendimento da realidade, enfatizando que a forma como cada pessoa percebe a realidade é influenciada por suas experiências e características individuais. A comunicação aberta sobre esse tema foi destacada como uma forma de promover relações mais assertivas na escola.

A psicanalista ainda alertou sobre os rótulos atribuídos às crianças e adolescentes, ressaltando que estes podem influenciar diretamente a maneira como eles se veem e se comportam. A utilização de rótulos foi comparada a profecias autorrealizáveis, influenciando diretamente a autoimagem e autoestima dos jovens.

O Fórum Diálogos na Educação é uma iniciativa do Instituto EP, que promove projetos educacionais em parceria com a rede pública de ensino, organizações da sociedade civil e voluntários desde 2002. O evento tem como objetivo promover o diálogo, a troca de experiências e a disseminação de boas práticas na área educacional.

Ao longo das edições anteriores, o Fórum abordou temas relevantes como a gestão na educação, o fortalecimento de vínculos na comunidade escolar e a importância do pertencimento no ambiente escolar. A cada ano, o evento reúne especialistas e educadores para discutir questões atuais e promover melhorias na educação.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp