Alfabetização na região do Vale: apenas 20 das 46 cidades atingiram meta em 2024
Os dados recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelam que somente 20 das 46 cidades do Vale do Paraíba e região bragantina alcançaram a meta de alfabetização de alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental em 2024. Esses números fazem parte do Indicador Criança Alfabetizada, que mostra o percentual de estudantes que possuem o padrão nacional de alfabetização estabelecido pela pesquisa Alfabetiza Brasil.
Das 46 cidades que compõem o Vale do Paraíba, Litoral Norte e região bragantina, menos da metade, ou seja, somente 20 cidades, conseguiram atingir a meta estabelecida pela pesquisa. Destaque para Redenção da Serra, que obteve o maior percentual, alcançando 84,33%. Outro município que se destacou foi Santo Antônio do Pinhal, que superou a meta estabelecida para 2024, atingindo 73,68% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizados.
São José dos Campos, a maior cidade da região, ficou em nono lugar no ranking, com 64,75% dos alunos do 2º ano conforme o padrão de alfabetização. Em comparação com o ano anterior, houve um significativo aumento, saindo de 57,4% para o índice atual. Já Taubaté, a segunda maior cidade da região, ficou em 28º lugar no ranking regional, com 53,88% dos alunos alfabetizados, superando a meta estabelecida para 2024 que era de 50,1%.
O Indicador Criança Alfabetizada utiliza as avaliações feitas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para mensurar o aprendizado dos estudantes do ensino fundamental, especialmente em português e matemática. São aplicados testes de leitura, escrita e reconhecimento de palavras para verificar o nível de alfabetização dos alunos. De acordo com o Ministério da Educação, são considerados estudantes alfabetizados aqueles que conseguem ler pequenos textos, fazer inferências básicas e escrever textos com desvios ortográficos para comunicação simples.
O cenário da alfabetização no Brasil continua sendo uma preocupação, com um recente estudo mostrando que o país teve um resultado pior de alfabetização em prova federal. No entanto, é essencial reconhecer os avanços alcançados em algumas cidades, como as mencionadas no Vale do Paraíba. A continuidade dos esforços para melhorar os índices de alfabetização é fundamental para garantir um futuro educacional mais promissor para as crianças e jovens da região.
Por fim, é necessário um amplo debate e a implementação de políticas públicas eficazes para fortalecer o processo de alfabetização em todo o país, visando a melhora na qualidade da educação e o desenvolvimento pleno dos estudantes. Não podemos negligenciar a importância da alfabetização como um dos primeiros passos rumo a uma sociedade mais justa e igualitária.