Press "Enter" to skip to content

Alfabetização: programa do Governo de Goiás atende quase 300 mil crianças

O Governo de Goiás realizou, desde 2021, um investimento de R$ 58 milhões em alfabetização, com objetivo de garantir que todas as crianças matriculadas na rede pública saibam ler e escrever até o segundo ano do ensino fundamental. Como resultado, quase 300 mil estudantes foram atendidos e o índice de proficiência avançada saltou de 49% para 56% em um ano.

 

Os números são referentes ao programa AlfaMais Goiás, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e foram apresentados nesta quarta-feira, 17, ao governador Ronaldo Caiado.

 

“Nós estamos tendo a oportunidade de transformar a educação pública. E essa é uma meta de vida pra mim”, ressaltou o chefe do Executivo goiano.

 

Inédita, a iniciativa atende os 246 municípios goianos e já distribuiu 350 mil livros, 144 mil kits escolares, 13 mil kits literários e 40 mil livros para professores. O programa ainda ofereceu formação a 3 mil gestores educacionais e o pagamento de 852 bolsas aos profissionais envolvidos. As ações são inspiradas em um projeto semelhante desenvolvido no estado do Ceará.

 

Presente na solenidade, o ex-prefeito de Sobral (CE) e diretor da Associação Bem Comum, Veveu Arruda parabenizou o governador Ronaldo Caiado pelos avanços obtidos na educação estadual e contribuiu com observações para aprimorar o programa. “Trouxe sugestões para que o senhor alcance a meta que é fazer com que 100% das crianças de Goiás sejam alfabetizadas”, afirmou.

 

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, divulgou os dados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado (Saego-Alfa), obtidos após a avaliação de 67.928 alunos em 2022. Desse total, 56% estavam com o padrão de proficiência avançado, 35% proficiente, 6% no nível básico e somente 3% abaixo do básico. Em 2021, menos da metade dos alunos tinha o padrão de proficiência avançado (49%).

 

“Uma criança bem alfabetizada, que lê, que interpreta, é uma criança que tem mais facilidade na vida, no Ensino Médio, faculdade, emprego e trabalho. O processo de alfabetização é um alicerce de uma casa bem construída. Quanto mais educação, mais mobilidade social”, destacou a secretária Fátima Gavioli.

28fc2afc-8148-4c29-b6b2-f8a172bbaf74
Governador Ronaldo Caiado recebe equipe da Seduc e diretor da Associação Bem Comum em reunião para apresentar resultados do programa AlfaMais Goiás (Fotos: Lucas Diener)

Parceria

Embora a educação infantil seja responsabilidade dos municípios, por meio do programa AlfaMais Goiás, o Governo de Goiás auxilia as prefeituras a promover a alfabetização dos alunos na idade adequada. Dessa forma, os estudantes chegam à rede pública estadual, ao final do ensino fundamental, melhor preparados.