Aliança pela Inovação no Agronegócio: Tecnologia e agro em Uberlândia unidos na Femec 2025

alianca-pela-inovacao-no-agronegocio3A-tecnologia-e-agro-em-uberlandia-unidos-na-femec-2025

Femec 2025: Aliança pela Inovação no Agronegócio une tecnologia e o agro de Uberlândia ao cenário nacional

A aliança é a união entre atores e forças econômicas do Triângulo Mineiro, conectando startups, universidades e pesquisadores com o mercado regional. O lançamento da AIA ocorreu durante a Femec 2025.

Setores do agro fazem aliança para promover inovação agrícola no cenário nacional

Com o objetivo de unir a tecnologia e o agronegócio no Triângulo Mineiro, a Aliança pela Inovação no Agronegócio (AIA) foi lançada na terça-feira (1º) durante a Femec 2025. A aliança pretende conectar startups, universidades e pesquisadores com o mercado regional.

Entre os participantes da aliança está a Uberhub, uma iniciativa que impulsiona o ecossistema de startups e inovação em Uberlândia.

“São mais de 20 atores. São exemplos do que podemos fazer juntos, como startups que precisam de acesso ao mercado, o que é mais fácil de acontecer se estiverem conectadas ao Sindicato Rural. Temos pesquisas que estão morrendo nas universidades e não estão indo para o mercado, e queremos conectar a universidade com grandes empresas. E o movimento nasce exatamente disso, que juntos podemos fazer ainda mais”, disse o líder de comunidade da Uberhub, Ferdinando Kun.

A AIA tem apoio da Integração Ventures, ligada ao Grupo Integração, e que atua desenvolvimento de parcerias estratégicas. Segundo o head de inovação e venture de capital da empresa, Thiago Duva, a atuação será no suporte e visibilidade de mídia e comunicação dos parceiros.

“Nós, enquanto telespectadores, ouvintes e usuários, precisamos entender o que é isso e como acessar. Através dos meios de comunicação, todos estarão cientes do que estará acontecendo e entender como consumir tanta informação e se manter atualizado”, afirmou Duva.

A Aliança pela Inovação no Agronegócio será um fórum permanente para discussão, trocas de conhecimento e estímulo à inovação no campo.

“A aliança é mais uma forma de fortalecer e formalizar toda a capacidade que o nosso ecossistema tem e criar estruturas para que engajemos cada vez mais esses atores e faça com que nosso ecossistema produza resultado, incluindo, o agronegócio”, disse o cofundador do AgroVen, clube de debate ligado ao agronegócio, Bernardo Araújo.

De acordo com o administrador da Sapiens Agro, startup de soluções para o agronegócio, Maurício Lemos, o objetivo da AIA é preparar o produtor rural em grupo e de forma mais simples do que se ele fizesse o planejamento sozinho.

“Nosso objetivo, através do uso de análises matemáticas, estatísticas, um volume de dados gigante, que só a inteligência artificial pode processar é que ele se perenize. Que em um ano o produtor se prepare para proteger o custo dele, trate o lucro e possa ir para o próximo ciclo produtivo”, finalizou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp