Alimentação e transporte puxam a inflação em Goiânia

Os principais itens foram almoço a peso (2,31%), tomate (67,64%), frango (6,00%) e o pão francês (3,57%)

Os grupos de alimentação e transporte foram, pelo segundo mês consecutivos, os responsáveis para a elevação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrado no mês de outubro, que marcou 0,50%, em Goiânia. O índice ficou acima do percentual registrado em setembro, que foi de 0,42. Apesar disso, o índice é menor do que registrado em outubro de 2017, que foi de 1,16%. Neste ano, o índice acumulado é de 4,41%. As informações são do levantamento realizado pelo Instituto Mauro Borges da Secretaria de Gestão e Planejamento (IMB-Segplan).

A alimentação passou de 0,50%, em setembro, para 0,68% de outubro e o transporte que, mesmo recuando de 1,07% para 0,82, ainda pesou no bolso do goianiense. Os principais itens foram almoço a peso (2,31%), tomate (67,64%), frango (6,00%) e o pão francês (3,57%). Além disso, também teve o aumento da gasolina (1,44%), etanol (5,50%) e o óleo diesel (2,68%). Outros grupos que também foram positivos para a elevação foram o vestuário (0,97%), artigos residenciais (0,93%), comunicação (2,46%), educação (0,08%) e habitação (0,05%).

Em contrapartida, os grupos que mais apresentaram quedas foram as despesas pessoais (-0,44%), saúde e cuidados pessoais (-0,22%), brinquedos (-1,83%), cinema (-0,97), medicamentos antiulceroso (-3,78%), anti-infeccioso (-2,03%), calmante (-1,71%) e exames laboratoriais (-0,62%). A cesta básica para o trabalhador goianiense que ganha até um salário mínimo mensal ficou em R$ 299,66, alta de 1,88%. Nos últimos doze meses, a variação ficou em 0,24%.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos