Press "Enter" to skip to content

Alimentação saudável: conheça os principais mitos da nutrição

Última atualização 15/09/2023 | 10:36

Quem busca adotar uma alimentação saudável geralmente tem o objetivo de perder peso e manter uma dieta baseada em alimentos ricos em proteínas e vitaminas. De fato, comer alimentos saudáveis podem proporcionar, além do aumento da autoestima, diversos benefícios contra doenças consideradas fatais.

Para quem busca manter uma vida baseada em dieta saudável, é importante não cair em mitos e tabus voltados à alimentação. Por exemplo, “ficar sem comer emagrece” e “retirar carboidratos é melhor para a saúde”. Acerca disso, o Diário do Estado (DE) consultou a nutricionista Victória Guimarães para debater sobre estes casos que podem não beneficiar a saúde.

Sete mitos sobre a alimentação:

1. Carboidratos são realmente os vilões da alimentação?

Não, e longe de ser isso. A nossa alimentação, ela tem como base a maior parte de carboidratos. E é claro que a gente tem que ter noção que todos os carboidratos, eles não são iguais. É diferente eu comparar o carboidrato de uma fruta, de uma bolacha recheada, certo? Então quando a gente pensa numa alimentação natural, mais natural, não tem problema nenhum a gente consumir carboidrato, inclusive carboidrato é o macro nutriente responsável por nos dar energia, então por exemplo, para uma pessoa que treina, faz a academia, corre, carboidrato é indispensável, pensando no desempenho dessa pessoa nessa atividade física.

A gente tem que ter noção, ter consciência de qual carboidrato, de que fonte vem esse carboidrato e claro, sempre adequar a quantidade de carboidrato, a pessoa, quem é a pessoa, o objetivo dessa pessoa.

2. É necessário comer de 3 em 3 horas?

Não existe uma recomendação nem de quantidade mínima de tempo que a gente deve passar sem comer, nem de quantidade máxima. Então essa questão de três em três horas foi uma dessas modas de internet que inventaram, mas essa recomendação não existe, isso não é real.

3. Comer antes de deitar engorda?

Existem alguns estudos que falam sobre o ciclo circadiano que já dizem que é melhor você fazer a ingestão de maior parte das suas calorias durante o dia do que durante a noite. Então, se for para a gente priorizar, priorize durante o dia do que durante a noite. Mas, não quer dizer que se você come mais durante a noite, você vai engordar. Porque o processo de engordar tem mais a ver com a quantidade que se come, do que com o horário que se come.

4. Muito café causa gastrite?

Não, o café não é um causador da gastrite. A gastrite tem outras causas. O que a gente recomenda é a diminuição de consumo de café para quem já tem gastrite ou algum outro problema no estômago, porque o café pode irritar ainda mais essa região, mas o café sozinho não causa gastrite.

5. O chocolate pode causar espinhas?

Alimentos muito gordurosos tendem a favorecer o aparecimento de espinhas. Então, não é que isso é uma propriedade do chocolate em si. O chocolate é um alimento que tem bastante gordura, feito a partir da manteiga de cacau. Mas isso a gente pode puxar para outros alimentos, como pasta de amendoim ou as próprias castanhas, coco, abacate.

Então, tudo que tem muita gordura vai favorecer a oleosidade da pele, que vai favorecer a formação de espinha. A culpa não é unicamente do chocolate, mas sim da alimentação que tem excesso de gordura.

6. A única fonte de proteína são produtos de origem animal?

Não. As leguminosas também são fontes de proteína como feijão, grão de bico, a lentilha, a ervilha e também a gente tem a carne de soja, o tofu, que são feitos a partir da soja que também são grandes fontes de proteína. Numa alimentação vegetariana, é bom que a gente combine essas fontes pois o aminoácido que tem um vai ter em outro e assim combinando conseguimos suprir a necessidade de proteína para uma pessoa que não consome alimentos de origem animal.

7. As dietas do tipo low carb são prejudiciais à saúde? E em relação ao jejum intermitente?

Não dá para a gente dizer que uma dieta low carb ou um jejum intermitente vai prejudicar a sua saúde. Porque a gente tem que ter noção de como isso está sendo feito, o quão low carb é, que tamanho que é esse jejum, quando você sai do jejum, o que você come.

Low Carb e Jejum Intermitente são estratégias. Podem ser usadas? Sim. Tem que ser usadas por todo mundo? Não. Isso depende do perfil de cada paciente, da necessidade de cada paciente, do objetivo de cada paciente. Nem sempre essas estratégias são boas para o objetivo da pessoa.