Alimentação saudável garante energia para curtir o Carnaval

Para aproveitar o Carnaval sem colocar a saúde em risco, a hidratação deve ter atenção especial. O alerta é da nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, que dá outras dicas para os foliões terem energia para curtir os dias de festa. “Devemos sempre nos hidratar muito bem antes, durante e após as festividades. Água, sucos naturais e água de coco são os grandes aliados nessa hora. Suco de melão, melancia, laranjas e mexericas são excelentes”, orienta.

A nutricionista recomenda beber água periodicamente, principalmente quando há consumo de bebida alcoólica. “Isso ajuda a garantir a hidratação, favorece uma redução na ingestão das bebidas, o que evita excessos, e minimiza o efeito do álcool”.

Renata lembra que o uso de sucos adoçados, refrigerantes ou energéticos não ajuda a hidratar, uma vez que contêm açúcares. “Os energéticos, que geralmente têm grandes quantidades de cafeína, podem prejudicar a hidratação pelo efeito diurético. Seu consumo deve ocorrer com moderação”.

A alimentação também merece cuidado. “Alimentos leves e de boa digestibilidade, como frutas, legumes e pães, são boas opções, pois fornecem energia e não causam desconfortos gastrointestinais. O ideal é manter a rotina alimentar o mais parecida possível com a que já está acostumado. Evitar o consumo de alimentos novos, que podem causar alergia ou intolerância, ajuda a não estragar as festas”, afirma a especialista.

Para manter a imunidade em dia, a nutricionista orienta consumir boas fontes de proteínas magras (como queijos, carnes, iogurtes, oleaginosas) e de vitamina C (como a laranja, mexerica, goiaba, kiwi, maracujá, morango, limão). “A vitamina C também é um importante antioxidante, que combate os radicais livres que o corpo acumula com a exposição ao sol, consumo de álcool e desgaste físico. Alimentos roxos e avermelhados, como uvas, melancia, morango, pitaya, cerejas e ameixa também ajudam no processo de reduzir os efeitos do estresse oxidativo e são boas opções para incluir na alimentação”.

Renata sugere um cardápio prático para os dias de folia e ensina receitas fáceis de fazer para ajudar a hidratação:

SUGESTÃO DE CARDÁPIO:

Café da manhã: Pão integral com requeijão + Suco natural de laranja + Café
Lanche da manhã: Ameixa
Almoço: Arroz integral + Cenoura e vagem refogados + Patinho moído refogado com ervilhas + Água de coco + Abacaxi de sobremesa
Lanche da tarde: Salada de frutas com iogurte natural e castanhas
Jantar: Tapioca com frango desfiado, salada de alface, tomate, pepino e palmito + Suco natural de melancia + Kiwi de sobremesa

SUGESTÕES DE RECEITAS:

Smoothie de frutas cítricas
Suco de 1 limão
Suco de 2 laranjas-pera
2 kiwis
300ml de água de coco
1 xícara de chá de gelo

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador ou mixer e sirva em seguida

Taça de frutas com iogurte
100ml de iogurte
1 colher de sopa de chia
1 kiwi médio picado em cubos
2 fatias de abacaxi cortadas em cubos
1 ameixa cortada em cubos
3 a 4 castanhas de sua preferência trituradas

Modo de preparo:
Misture o iogurte com a chia. Misture todas as frutas em um recipiente à parte. Em uma taça, intercale camadas de iogurte e de frutas. Finalize com uma última camada de iogurte e salpique castanhas trituradas por cima. Sirva gelado.

Chá refrescante de verão
500ml de água
Suco de um limão
2 saquinhos de chá de hortelã
2 saquinhos de chá de erva doce

Modo de preparo:
Aqueça a água até próximo da fervura. Adicione os saquinhos de chá e tampe o recipiente, deixando descansar por 10 minutos. Retire os saquinhos e espere esfriar com o recipiente tampado. Transfira o chá para um recipiente com capacidade para um litro, adicione o suco de limão ao chá, complete o volume com água bem gelada.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI:

 

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável.

Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação. Em agosto de 2023, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 3ª vez, segundo a pesquisa DataFolha.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.
Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp