‘Alma de Músico’: Documentário emociona ao relembrar grupo AdCanto em Divinópolis e Itapecerica

‘Alma de Músico’: documentário resgata história do grupo mineiro AdCanto; confira datas de exibição em Divinópolis e Itapecerica

Dirigido por Diego Lara, o filme revisita a trajetória do grupo criado em Divinópolis. O mistério sobre o fim precoce do AdCanto também é abordado.

Retratar a história emblemática do grupo AdCanto, que surgiu em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, no fim da década de 1960 e meados de 1970. Esse é o objetivo do documentário “Alma de Músico”, que teve pré-estreia em Belo Horizonte e terá exibições ainda neste mês em Divinópolis e Itapecerica (confira as datas no fim da reportagem).

Formado por Lemão, Jairo de Lara, Kiko e Lou Petrus, o quarteto foi destaque entre os grupos vocais daquele período e fez sucesso em festivais de música alternativa. Em 1982, o AdCanto gravou seu único LP, pela RCA. O disco foi aclamado pela crítica nacional, mas o grupo se desfez logo após a gravação, deixando saudade nos fãs da banda.

“É um documentário que homenageia a carreira desse grupo, e que revela especialmente à juventude de hoje a nossa riqueza musical, ajudando a preservar essa memória”, ressaltou Diego Lara, diretor do documentário.

O filme também é uma forma de compreender o que levou o AdCanto a se desintegrar tão rapidamente após o lançamento do disco.

“Há várias ‘lendas urbanas’ na cidade sobre o fim do AdCanto. Por isso, esse filme é também uma maneira de dar voz aos componentes do grupo, para que eles mesmos possam contar seus motivos”, complementou o diretor.

Além da narrativa pessoal dos integrantes, “Alma de Músico” retrata o contexto cultural e o panorama musical da época, e traz à tona histórias conhecidas no meio, mas pouco noticiadas para o grande público.

O roteiro inclui a participação do pianista Túlio Mourão e do produtor cultural Gegê Lara, que compartilham a visão sobre a banda e o contexto histórico em perspectiva.

“Alma de Músico” apresenta um vasto material de arquivo, incluindo fotos raras, vídeos e clipes do grupo. Esses registros são intercalados com depoimentos e entrevistas.

O documentário é o primeiro longa-metragem dirigido por Diego Lara, que cresceu escutando as músicas do AdCanto, no toca-discos dos pais. Ele conta do parentesco com o grupo – três integrantes são primos de seu pai, o que explica a intimidade e o desejo, até certo ponto nostálgico, de relatar a história da banda.

Exibições do documentário

Divinópolis: 13 de dezembro, às 20h Local: Grande Salão paroquial Santuário Santo Antônio Entrada Gratuita, sujeita à lotação do espaço.

Itapecerica: 14 dezembro, às 19h Local: Praça Dom José Medeiros Leite Exibição gratuita na praça

Fotos dos bastidores da gravação do documentário — Foto: Cris Gondim/Divulgação

‘O Pequeno Rei’: curta de ficção lançado em Divinópolis retrata a diversidade e a conexão com a natureza / ‘A nossa história de amor’: filme produzido em Divinópolis celebra o amor em todas as formas / ‘Placa-mãe’: primeira animação produzida no interior de MG estreia nos cinemas brasileiros

Não deixe de acompanhar o Diário do Estado para mais informações sobre cultura e entretenimento na região do Triângulo Mineiro. Siga-nos nas redes sociais e não perca as últimas novidades!

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp