‘Alma de Músico’: Documentário emociona ao relembrar grupo AdCanto em Divinópolis e Itapecerica

‘Alma de Músico’: documentário resgata história do grupo mineiro AdCanto; confira datas de exibição em Divinópolis e Itapecerica

Dirigido por Diego Lara, o filme revisita a trajetória do grupo criado em Divinópolis. O mistério sobre o fim precoce do AdCanto também é abordado.

Retratar a história emblemática do grupo AdCanto, que surgiu em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, no fim da década de 1960 e meados de 1970. Esse é o objetivo do documentário “Alma de Músico”, que teve pré-estreia em Belo Horizonte e terá exibições ainda neste mês em Divinópolis e Itapecerica (confira as datas no fim da reportagem).

Formado por Lemão, Jairo de Lara, Kiko e Lou Petrus, o quarteto foi destaque entre os grupos vocais daquele período e fez sucesso em festivais de música alternativa. Em 1982, o AdCanto gravou seu único LP, pela RCA. O disco foi aclamado pela crítica nacional, mas o grupo se desfez logo após a gravação, deixando saudade nos fãs da banda.

“É um documentário que homenageia a carreira desse grupo, e que revela especialmente à juventude de hoje a nossa riqueza musical, ajudando a preservar essa memória”, ressaltou Diego Lara, diretor do documentário.

O filme também é uma forma de compreender o que levou o AdCanto a se desintegrar tão rapidamente após o lançamento do disco.

“Há várias ‘lendas urbanas’ na cidade sobre o fim do AdCanto. Por isso, esse filme é também uma maneira de dar voz aos componentes do grupo, para que eles mesmos possam contar seus motivos”, complementou o diretor.

Além da narrativa pessoal dos integrantes, “Alma de Músico” retrata o contexto cultural e o panorama musical da época, e traz à tona histórias conhecidas no meio, mas pouco noticiadas para o grande público.

O roteiro inclui a participação do pianista Túlio Mourão e do produtor cultural Gegê Lara, que compartilham a visão sobre a banda e o contexto histórico em perspectiva.

“Alma de Músico” apresenta um vasto material de arquivo, incluindo fotos raras, vídeos e clipes do grupo. Esses registros são intercalados com depoimentos e entrevistas.

O documentário é o primeiro longa-metragem dirigido por Diego Lara, que cresceu escutando as músicas do AdCanto, no toca-discos dos pais. Ele conta do parentesco com o grupo – três integrantes são primos de seu pai, o que explica a intimidade e o desejo, até certo ponto nostálgico, de relatar a história da banda.

Exibições do documentário

Divinópolis: 13 de dezembro, às 20h Local: Grande Salão paroquial Santuário Santo Antônio Entrada Gratuita, sujeita à lotação do espaço.

Itapecerica: 14 dezembro, às 19h Local: Praça Dom José Medeiros Leite Exibição gratuita na praça

Fotos dos bastidores da gravação do documentário — Foto: Cris Gondim/Divulgação

‘O Pequeno Rei’: curta de ficção lançado em Divinópolis retrata a diversidade e a conexão com a natureza / ‘A nossa história de amor’: filme produzido em Divinópolis celebra o amor em todas as formas / ‘Placa-mãe’: primeira animação produzida no interior de MG estreia nos cinemas brasileiros

Não deixe de acompanhar o Diário do Estado para mais informações sobre cultura e entretenimento na região do Triângulo Mineiro. Siga-nos nas redes sociais e não perca as últimas novidades!

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Motorista fica ferido após colidir em carro parado na BR-365, em Jequitaí

Motorista fica ferido após bater em carro parado com problemas mecânicos na
BR-365, em Jequitaí

Segundo informações passadas pelo Samu, o condutor, de 33 anos, também colidiu
na lateral de outro veículo que seguia no sentido contrário. Chovia no momento
da colisão.

Uma carreta ficou danificada após colidir na lateral de outra carreta. O motorista, ao conduzir uma carreta, ficou ferido após bater em um carro parado e em outra carreta na BR-365, em Jequitaí. O acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (12).

De acordo com relatos do Samu, o condutor, de 33 anos, colidiu no carro que estava parado às margens da rodovia com problemas mecânicos e, em seguida, bateu na lateral de outro veículo que seguia no sentido oposto. No momento da colisão, havia chuva na região.

O motorista envolvido no acidente foi levado para o hospital de Jequitaí, apresentando escoriações. Enquanto isso, o condutor da outra carreta não sofreu ferimentos. Não havia ocupantes no carro parado na rodovia durante o ocorrido.

Além desse incidente, outro fato registrado na BR-365, em Jequitaí, foi o incêndio de um ônibus. Mais informações sobre o assunto podem ser encontradas no Diário do Estado. Confira também outros vídeos e notícias relevantes da região em g1 Grande Minas. Esteja sempre atualizado sobre o que acontece no Norte, Centro e Noroeste de MG acessando o canal do g1 Grande Minas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp