Alopecia: entenda o que é e como tratar a perda de cabelo em homens e mulheres

alopecia3A-entenda-o-que-e-e-como-tratar-a-perda-de-cabelo-em-homens-e-mulheres

A alopecia, também conhecida como calvície, é uma condição que causa a perda de cabelo, podendo afetar tanto homens quanto mulheres. Ela ocorre devido a fatores genéticos, hormonais ou autoimunes, sendo o tipo mais comum a alopecia androgenética, que está associada à hereditariedade. A médica dermatologista Juliana Idalgo Feres, entrevistada no quadro ‘Verdades e Mentiras’ da EPTV, afiliada da TV Globo, deste sábado (12), explica que, apesar de ser mais prevalente em homens, as mulheres também podem sofrer com a queda de cabelo, em especial em períodos como a menopausa. A condição pode gerar a queda total ou parcial do cabelo e impactar na autoestima do indivíduo. No homem, o padrão mais clássicos são as ‘entradas’ de perda de cabelo. Na mulher, a queda costuma ser mais difusa e por isso se demora mais para associar com a alopecia. Recentemente, o assunto ficou em alta depois que Xuxa contou que tem a condição.

Hoje em dia, os especialistas também sabem que além de mexer com a circulação ao redor dos folículos capilares, entregando mais oxigênio e nutrientes aos fios, o minoxidil atua também prolongando a fase de crescimento do ciclo do cabelo, chamada tecnicamente de anágena. Veja abaixo algumas outras dúvidas respondidas pela dermatologista. A alopecia pode afetar tanto homens quanto mulheres, sendo mais prevalente no sexo masculino. No entanto, as mulheres também podem apresentar queda de cabelo relacionada à condição, especialmente em momentos como a menopausa. A calvície é uma condição genética que faz com que os cabelos respondam de forma ampliada aos hormônios sexuais masculinos, resultando no afinamento e na miniaturização dos fios e, consequentemente, na perda de cabelo.

Diversos mitos estão relacionados à alopecia, como a ideia de que apenas homens podem desenvolver a condição. No entanto, as mulheres também estão sujeitas à calvície. Outra crença equivocada é a de que o uso de bonés e prender o cabelo podem causar a queda dos fios, o que não é verdade. A endometriose, condição que afeta o sistema reprodutivo feminino, não está diretamente associada à queda de cabelo. O minoxidil é uma substância comprovadamente eficaz no combate à queda de cabelo, atuando na circulação e nutrição dos folículos. Lavar o cabelo diariamente não está relacionado à queda dos fios, desde que os produtos e técnicas corretas sejam utilizados. Estresse e nervosismo podem contribuir para a queda de cabelo, assim como a dengue, que também pode desencadear a perda dos fios.

A temperatura da água ao lavar o cabelo não é um fator determinante para a queda dos fios, desde que seja adequada. A alopecia é uma condição complexa que afeta a autoestima e a saúde capilar de homens e mulheres, mas pode ser tratada com acompanhamento médico adequado. Para mais informações sobre o tema e esclarecer dúvidas com um especialista, é fundamental buscar ajuda profissional qualificada.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp