Ventilador, água e sorvete: trabalhadores contam como se refrescam nas altas temperaturas; entenda nova onda de calor no RS
Evento climático chega ao estado nesta quinta-feira (27) e deve permanecer até o dia 5 de março, afirma Defesa Civil.
Porto Alegre — Foto: Piero Oliveira/ RBS TV
A onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul muda também a rotina dos trabalhadores. Com termômetros marcando a máxima de 34,2ºC em Porto Alegre, na tarde quarta-feira (26), a solução é procurar por alternativas mais refrescantes.
Barista em uma cafeteria situada dentro de um parque na capital, Renata Romani, revela que o ventilador tem sido seu grande aliado para enfrentar as altas temperaturas.
> “O ventilador quebra bastante o galho. Ele solta um vento que chega a molhar o rosto, então ele é bem bom. O ventiladorzinho me salva”, comenta.
Renata Romani, barista em uma cafeteria — Foto: Pietro Oliveira/ RBS TV
Outro exemplo são as amigas Gislaine Cardoso e Jurema Machado, que possuem um ateliê de costura no bairro Moinhos de Vento e decidiram se refrescar com um sorvete.
“O calorão é fora do normal. A gente tá cozinhando nisso”, desabafa Gislaine.
Gislaine Cardoso e Jurema Machado, donas de um ateliê de costura — Foto: Piero Oliveira/ RBS TV
Segundo a Defesa Civil, uma nova onda de calor chega ao estado nesta quinta-feira (27) e deve permanecer até o dia 5 de março. Os dias mais quentes devem ser segunda (3) e terça-feira (4), quando as máximas podem ultrapassar os 40°C em localidades das Missões, Noroeste, Centro, Vales, Serra e Região Metropolitana. Veja previsão abaixo.
Bárbara Menezes encontrou refúgio em um banco à sombra de uma árvore, onde aproveitou para fazer um lanche.
Para os dias quentes, ela investiu em uma garrafa térmica de um litro:
> “Tem que ser bastante água, sombra e protetor”, aconselha.
Bárbara Menezes com uma garrafa térmica para os dias quentes — Foto: Pietro Oliveira/ RBS TV
Na quinta-feira (27), as temperaturas devem continuar elevadas no estado e com chance de pancadas de chuva. Em Porto Alegre, a máxima deve ser de 34ºC, segundo a Climatempo Meteorologia.
A partir do período da tarde, a previsão é de que a instabilidade ganhe força e se espalhe por todo o estado. O destaque é para a condição de chuva forte entre a região da Fronteira Oeste, Campanha Gaúcha, Região Central e Sul do estado.
Em meio a onda de calor, a capital gaúcha foi atingida por chuva na quarta-feira (26), sendo o segundo dia consecutivo. Na terça-feira (25), quando Porto Alegre registrou a maior temperatura entre as capitais do país, com 38,1°C, a cidade também contou com pancadas de chuva intensas e irregulares ao longo da tarde e noite.
De acordo com a Defesa Civil, os volumes de chuva variaram, com alguns bairros registrando acumulados mais expressivos. O maior volume foi na Zona Norte, onde choveu 23,1 mm.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Segundo a Defesa Civil, uma nova onda de calor chega ao estado nesta quinta-feira (27) e deve permanecer até o dia 5 de março.
Os dias mais quentes devem ser a segunda-feira (3) e a terça-feira (4), quando as máximas podem ultrapassar os 40°C em localidades das Missões, Noroeste, Centro, Vales, Serra e Região Metropolitana.
Instabilidades devem atuar sobre o estado até domingo (2), provocando temporais.
CUIDADOS COM A SAÚDE
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitiu um alerta orientando profissionais da rede de saúde em relação à proteção à saúde da população durante o período de calor extremo.
O material foi elaborado pelas equipes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps).
Atenção aos sintomas
Transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia são sinais de alerta. Ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento nos serviços de saúde de sua região.
Como aliviar o calor
* Aumentar o consumo de água durante todo o dia;
* Usar roupas leves e de cores claras;
* Ficar na sombra sempre que puder;
* Evitar esforço entre 10h e 16h;
* Tomar banhos frios para refrescar o corpo;
* Usar protetor solar e acessórios de proteção.