Aluguel Social chega a marca de 10 mil famílias atendidas em Goiás

O programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social atinge a marca de 10 mil famílias contempladas nesta sexta-feira (25). O número será alcançado pouco mais de quatro meses após o lançamento do projeto, pelo Governo de Goiás.

Nesta sexta-feira (25), cerca de 700 famílias receberam o benefício em Trindade. A distribuição dos cartões será no Ginásio de Esportes Hugo dos Reis, no Setor Maysa 1. Com o município, cerca de 40 cidades já estão em algum estágio de atendimento no programa.

A expectativa é contemplar 30 mil lares goianos com benefício.

Aluguel Social

O auxílio do Aluguel Social é concedido pelo prazo de 18 meses, com acompanhamento social, estímulo ao autossustento e à recolocação no mercado de trabalho. A atuação do Governo de Goiás é correlacionada a outras ações de políticas sociais para qualificação profissional, empreendedorismo, geração de renda, planejamento e educação financeira.

Além de Trindade, a Agência Goiana de Habitação (Agehab) já convocou para entrega de cartões do Aluguel Social às famílias de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Formosa, Anápolis, Luziânia, Guarani, Iaciara, Novo Gama e Águas Lindas. Estão em atendimento, ainda, Senador Canedo, Rio Verde, Jataí, Itaberaí, Jaraguá e Inhumas.

O presidente da Agehab, Pedro Sales, ressalta que o projeto reflete a sensibilidade do governo em chegar especialmente àqueles que ficaram mais fragilizados com a atual situação pós-pandemia.

“Este é o momento do Estado olhar para quem mais precisa, estruturar e manter programa de suporte para que a retomada seja rápida e da melhor maneira possível. Quanto menos cidadãos em situação de precariedade, melhor”, ressaltou.

Ainda de acordo com ele, a iniciativa se propõe a resolver uma situação urgente de parte da população que está sem condição imediata de arcar com o aluguel da moradia e vem complementar outras políticas da atual gestão.

Os recursos são provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), dentro do programa Goiás Social.

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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