“Recebi um e-mail do Inep e achei que era golpe”, diz única aluna nota mil do Enem em Pernambuco
Camila Ellen Gonzaga, de 19 anos, é natural de Belo Jardim, Agreste pernambucano e participou de um cursinho on-line de redação ao longo de 2024. A estudante comemorou o resultado com a família e na noite da última segunda, durante uma live em uma rede social, com a professora de português, Fernanda Pessoa, que lhe auxiliou ao longo dos últimos três anos.
“Recebi um e-mail do Inep e achei que era golpe”, essa foi a primeira reação de Camila Ellen Gonzaga, de 19 anos, de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco ao saber que era a única aluna pernambucana a tirar nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024). O resultado das provas foi divulgado na última segunda-feira (13).
A estudante cursou o ensino médio em uma escola particular do Agreste de Pernambuco e desde 2022 participa das edições do Enem. Camila disse que após a conclusão do ensino médio, a responsabilidade aumentou e o fato de estudar sozinha, on-line, dificultou o processo.
Após anos de estudo, o resultado chegou e apesar de já ser esperado pelos pais, familiares e amigos, devido a perseverança e dedicação de Camila, a estudante, teve o maior susto quando recebeu um e-mail do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o resultado que concretiza a realização de um sonho.
Em todo o país, apenas 12 alunos dos quase 3,2 milhões de participantes tiraram nota máxima na redação. O número de notas máxima é o menor dos últimos dez anos. O tema da redação do Enem foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A nota da redação é considerada decisiva, pois tem um peso importante na pontuação final do exame e é usada como critério de desempate em diversos programas de acesso de universidades.
Em 2024, o tema da redação do Enem foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.A nota da redação é considerada decisiva. Isso porque tem um peso importante na pontuação final do exame e é usada como critério de desempate em diversos programas de acesso de universidades.