Press "Enter" to skip to content

Aluno “presenteia” professora negra com esponja de aço em Ceilândia

Última atualização 14/03/2023 | 17:46

Um aluno “presentou” uma professora negra com uma esponja de aço no Dia Internacional da Mulher. Sob risos dos colegas, o adolescente entregou a sacola enquanto era filmado pelos estudantes de uma turma do terceiro ano. O caso ocorreu no Centro de Ensino Médio (CEM) de Ceilândia, no Distrito Federal, e outros alunos da sala de aula relataram que este ato foi uma atitude conscientemente machista e racista contra a mulher negra.

No vídeo mostra o constrangimento da professora de Português, ela aceita o presente, e diz tudo o que vem, volta. Alguns estudantes ainda relataram que a viram chorando. Ainda de acordo com um estudante, o aluno que entregou a esponja chegou a brigar com outras pessoas que criticaram a atitude dele e ainda os chamou de “beta nojento”.

O termo “beta” é muito utilizado dentro de um universo de misoginia, onde indica que um homem é submisso a uma mulher. Esta é uma das expressões utilizadas pelo o coach Thiago Schutz, que viralizou com cortes de podcasts fazendo afirmações machistas sob a ótica de uma superioridade masculina.

“Alunas mulheres e negras ficaram muito ofendidas com aquilo. Quando eu e minha namorada soubemos, denunciamos para a direção”, disse o garoto que testemunhou a repercussão na escola.

Em áudio enviado a grupos de WhatsApp, o aluno que deu a esponja de aço para a professora ameaça repetir a atitude com outras meninas. “Não me testa, que eu vou te dar um ‘bombril’. Não me testa. Se você apelar, vai ficar ruim para ‘tu’.”

A comunidade escolar ficou chocada, e mais ainda pelo ocorrido ter sido no Dia da Mulher. Em nota, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) disse que a direção da escola tem autonomia para conduzir o caso. Eles informaram ter recebido a denúncia na segunda-feira, 13, e vão se reunir com o estudante e com a professora “para demais esclarecimentos”.

“A pasta ressalta, ainda, que repudia qualquer tipo de preconceito e reforça o compromisso e empenho na busca por elementos que permitam o esclarecimento dos fatos, bem como o suporte aos envolvidos.”

Assista ao vídeo: