Press "Enter" to skip to content

Alunos da Escola do Futuro conquistam vaga para campeonato mundial de robótica

Última atualização 27/11/2023 | 16:34

Alunos da Escola do Futuro de Goiás (EFG) garantiram classificação para o RoboWorld Cup FIRA 2024, torneio mundial de robótica que vai acontecer de 5 e 9 de agosto de 2024, em São Luís, no Maranhão. A classificação inédita para uma escola pública de tecnologia goiana foi conquistada durante a etapa nacional do FIRA Brasil, em Juazeiro do Norte (CE), que terminou neste domingo ,26.

“Isso mostra a qualidade do ensino de nossas unidades, assim como a dedicação dos estudantes. Eles têm alcançado resultados cada vez melhores”, comemora o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.

ROBÓTICA

O campeonato é considerado um dos maiores do mundo e será organizado pela Federation of International RoboSports Association (FIRA).

A equipe, chamada de Rassilianos em homenagem à unidade onde estudam, a EFG Luiz Rassi, de Aparecida de Goiânia, é composta por cinco alunos com idades entre 15 e 19 anos.

“Essas competições são importantes não só para nós, Rassilianos, mas para o futuro. Queremos que a robótica seja acessível a todos”, destaca Anna Clara Ferreira Barros, uma das componentes do grupo, formado também por Danielly Khalil, Cauã Rodrigues, Gabriel dos Santos Feitosa e Bertrand Otoniel Pereira.

Os estudantes alcançaram a vaga para o campeonato mundial nas categorias Cliff Hanger, na qual robôs de pesos iguais tentam empurrar o oponente para fora da arena enquanto desviam de obstáculos, e Cabo de Guerra. O robô utilizado na competição foi desenvolvido na EFG e passará por novas intervenções para o mundial.

O apoio foi lembrado pelo diretor da EFG Luiz Rassi, Vinícius Seabra.

“Tivemos total condição ao disputar a vaga pela competência da equipe e pela condição que o Governo de Goiás tem nos dado, dentro das Escolas do Futuro, com equipamentos de última geração. A estrutura de robótica é adequada para o desenvolvimento de equipes a nível profissional”, garante.

As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) são vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e contam com R$ 7 milhões em laboratórios em cada uma de suas cinco unidades:

  • Goiânia,
  • Aparecida de Goiânia,
  • Mineiros,
  • Santo Antônio do Descoberto e
  • Valparaíso.

Além do curso de robótica, as EFGs oferecem cerca de 60 cursos gratuitos de tecnologia.