Press "Enter" to skip to content

Alunos da Escola do Futuro participam de campeonato de robótica, em Brasília

Última atualização 15/03/2023 | 11:48

Quinze alunos da Escola do Futuro de Goiás (EFG) José Luiz Bittencourt, em Goiânia, se preparam para representar Goiás na First Robotics Competition (FRC), em Brasília (DF). Tradicional festival de robótica, o campeonato será realizado por uma organização internacional sem fins lucrativos entre os dias 16 e 18 de março, no Estádio Nacional Mané Garrincha.

A equipe goiana vai participar da categoria de jovens de 16 a 25 anos e deve construir, com o apoio de técnicos e mentores, um robô com até 55kg e 1,5 metro de altura para enfrentar o desafio desta edição. O tema é Charged Up e convida os participantes a usarem o poder da engenharia para garantir acesso à energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos.

“Preparar os alunos é uma missão gratificante, pois ao mesmo tempo em que fazemos um trabalho educativo, todos absorvem ricas experiências e já acumulam experiências que farão diferença em relação à vida profissional”, diz o professor Jefferson Lorenconi. Ele acompanhará a equipe, que viaja na próxima quarta-feira,15.

Gabriel dos Santos, de 18 anos, é um dos integrantes da equipe que vai participar da competição. Responsável pela mecânica do robô, ele afirma que as expectativas para o evento são as melhores. “Esperamos trazer o título e levar ainda mais longe o nome da Escola do Futuro de Goiás”, diz.

Grazielle Alins, de 16 anos, faz parte da documentação de equipe e diz que o grupo está bastante ansioso e com as expectativas altas. “Nessas últimas semanas trabalhamos muito fazendo treinamentos e ajustes de falhas para não termos imprevistos na competição. Queremos muito esse título da FRC para participar da etapa mundial, em Houston (EUA).”

Escolas do Futuro

As Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs) são uma iniciativa de educação gratuita do Governo de Goiás para jovens do ensino médio e superior ou pessoas que procuram recolocação profissional ou querem empreender. As EFGs são geridas pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), mediante convênio firmado com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Para conhecer os cursos ou se inscrever, basta acessar o site efg.org.br.