Alunos da rede estadual conquistam 80 medalhas na Olimpíada Goiana de Astronomia

Essa é a terceira edição da Olimpíada Goiana de Astronomia (Foto: Divulgação)

Os Alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de várias escolas estaduais conquistaram 80 medalhas na terceira edição da Olimpíada Goiana de Astronomia (OGA). De acordo com a lista de classificação geral foram 17 de ouro, 29 de prata e 34 de bronze.

A iniciativa tem o  objetivo de desenvolver e fomentar o raciocínio lógico matemático dos estudantes (Foto: Divulgação)
A iniciativa tem o objetivo de desenvolver e fomentar o raciocínio lógico matemático dos estudantes (Foto: Divulgação)

No Nível 1, destinado aos alunos do Ensino Fundamental II, foram 39 medalhas (9 de ouro, 13 de prata e 17 de bronze) e no Nível 2 (Ensino Médio) foram 41 medalhas, sendo 8 de ouro, 16 de prata e 17 de bronze. O Nível 1 contou com 93 escolas participantes e o Nível 2, com 103.

Na categoria Ensino Fundamental II, a instituição de ensino com melhor performance foi o Colégio Estadual Alceu de Araújo Roriz, de Luziânia, que obteve 27 medalhas e garantiu o título de vice-campeão na olimpíada de 2019. O colégio foi agraciado com 6 medalhas de ouro, 12 de prata e 9 de bronze.

Nesta categoria também se sobressaíram outras sete escolas estaduais. O Colégio Estadual Professora Maria Abadia Salomão faturou 1 medalha de ouro e 2 de bronze; CEPMG José Carrilho (1 ouro e 1 bronze); Escola Estadual Jovita Gonçalves Silva (1 ouro); CEPMG José de Alencar (1 prata e 1 bronze); Cepi Polivalente Dr. Sebastião Gonzaga Almeida (2 bronze); Escola Estadual Luiz Gonzaga Sobrinho (1 bronze); e o CEPMG Nestório Ribeiro (1 bronze).

No Nível 2, direcionado ao Ensino Médio, a Olimpíada classificou 39 estudantes da rede pública estadual. O bom desempenho dos alunos foi representado com 8 medalhas de ouro, 15 de prata e 16 de bronze. O Colégio Estadual Professora Maria Abadia Salomão levou 2 medalhas de ouro e 3 de prata; o CEPMG Américo Antunes ficou com 2 de ouro; CEPMG José de Alencar (1 ouro, 2 prata e cinco bronze); CEPMG Castelo Branco (1 ouro e 2 prata), C. E. Durval Nunes da Mata (1 ouro e 1 prata), CEPMG José Carrilho (1 ouro e 4 bronze); CEPMG Dionária Rocha (3 prata e 2 bronze); Cepi Dr. Genserico Gonzaga Jaime (2 prata e 3 bronze); C. E. Distrito de Santa Rosa (1 prata e 1 bronze); Cepi Argemiro Antônio de Araújo e C. E. Durval Nunes da Mata (1 de prata) e C. E. Alfredo Nasser (2 de bronze).

Sobre a Olimpíada
A Olimpíada Goiana de Astronomia (OGA) é promovida pela Sociedade Goiana de Divulgação Científica (SGDC) em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus de Santa Helena de Goiás, por meio de um projeto de extensão universitária.

A iniciativa tem como objetivo desenvolver e fomentar o raciocínio lógico matemático entre os estudantes e também contribui para aperfeiçoar a habilidade em resolver problemas. A OGA permite a participação de alunos do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) e do Ensino Médio (1ª a 3ª Série) de todo o Estado.

As provas são aplicadas individualmente e não é permitida a consulta aos livros nem à internet. A prova do Nível 1 é realizada por alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e a prova do Nível 2 é feita por estudantes dos três anos do Ensino Médio. Confira a classificação geral dos participantes (escolas e alunos) no site https://sgdcgoias.org/oga.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Corpo é descoberto em trem de pouso de aeronave no Havaí

Corpo Encontrado em Trem de Pouso de Avião no Havaí

No dia 25 de dezembro de 2024, um corpo foi encontrado no trem de pouso de um avião no aeroporto internacional de Honolulu, no Havaí. A descoberta foi feita por funcionários da companhia aérea durante uma inspeção de rotina.

De acordo com as autoridades, o corpo pertence a um homem que ainda não foi identificado. A polícia e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA estão investigando as circunstâncias do incidente.

O avião, um Boeing 767, havia chegado de San Francisco algumas horas antes da descoberta. Os passageiros e a tripulação já haviam desembarcado quando o corpo foi encontrado.

As autoridades acreditam que o homem pode ter se escondido no trem de pouso do avião durante a viagem, mas as causas exatas da morte ainda são desconhecidas. A polícia está trabalhando para identificar o homem e entender como ele conseguiu acessar a área restrita do avião.

O incidente causou surpresa e preocupação entre os passageiros e funcionários do aeroporto. A companhia aérea emitiu um comunicado expressando sua tristeza e cooperando plenamente com as investigações.

A investigação está em andamento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contato com a polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp