Cerca de 280 estudantes da Escola Municipal Nova Conquista passaram, no último sábado, 10, por triagem e consulta oftalmológica. A iniciativa é uma parceria do Instituto Cruzeiro do Sul com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e atendeu crianças e adolescentes de 5 a 17 anos.
A triagem e as consultas foram realizadas dentro de consultórios instalados nas salas da escola, com equipe formada por 20 profissionais (médicos e auxiliares). Além das consultas, serão oferecidos 150 óculos de correção refracional aos estudantes que necessitarem.
O objetivo do Mutirão é favorecer o acesso a serviços de saúde ocular em comunidades vulneráveis, além de promover a conscientização coletiva sobre práticas de saúde preventivas. A garantia do acesso à consulta oftalmológica previne doenças e reduz os custos com tratamentos mais complexos no futuro. Segundo dados coletados pelo Instituto Cruzeiro do Sul, das 500 crianças e adolescentes que confirmaram a participação nos mutirões, 61% nunca foram ao oftalmologista.
Athayza Heloiza, 14 anos, moradora do Residencial Real Conquista e estudante da escola, foi atendida na triagem oftalmológica. “Agora vou poder enxergar direito, porque estou com dificuldades quando os professores escrevem com letras vermelhas no quadro”, afirmou a estudante.
Maria de Fátima Alves levou a neta Helloísa Moreira Ornelas, 14 anos, para passar pela consulta. “Helloísa não está enxergando direito para fazer as tarefas. Tinha óculos, mas perdeu. Agora tivemos a oportunidade e viemos aqui”, explicou a avó.
A próxima ação será no sábado, 17, na Escola Municipal Coronel José Viana, no Setor Cândida de Morais.