Jornal Diário do Estado

Alunos da rede pública assistem aula sobre poluição de córregos e rios em Goiás

Exposição foi conduzida por Camila Campos, superintendente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e Rafaela Wolff, gerente da Saneago

Alunos da rede pública de Educação de Goiás participaram, na tarde desta terça-feira, 21, de uma aula sobre o uso consciente da água e o monitoramento dos índices de poluição em rios e córregos que cortam o Estado. A aula foi transmitida pela internet e fez parte da programação desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente para Semana da Água, com apoio da Secretaria de Educação.

O conteúdo foi ministrado pela gerente de Conservação de Mananciais da Saneago, Rafaela Wolff, e pela superintendente de Recursos Hídricos e Saneamento da Semad, Camila Campos. O Dia Mundial da Água será celebrado nesta terça-feira, 22 de março.

Rafaela Wolff pautou a sua exposição em temas como proteção de mananciais, saneamento básico, sobre bacias hidrográficas e áreas de preservação permanente. “A exploração irresponsável do solo e da água pelo ser humano é o fator que mais provoca a degradação da área dos mananciais”, alertou a gerente.

Camila Campos deu uma aula sobre qualidade da água, biomonitoramento, formação do ecossistema aquático, saúde desses ecossistemas, e descreveu métodos para se aferir a qualidade dos corpos hídricos . “É importante sabermos as condições da qualidade da água, porque é algo que afeta diretamente as nossas vidas”, disse a superintendente. Ela contou o passo a passo para se fazer uma avaliação devida da água: coleta, medição em campo, transporte e análises laboratoriais.

Ação educativa

Pela manhã, Semad, Seduc e Saneago levaram os alunos ao Parque Bernardo Élis, em Goiânia, e ensinaram técnicas sobre medição da qualidade da água. Houve também apresentações culturais, oficinas e plantio de mudas.

Nessa quarta-feira, 22, acontece a abertura oficial da Semana da Água, com painéis e oficina técnicas. A programação completa está no Instagram e no site da Semad.