Diretora de escola pública no interior de SP se emociona com aprovação de alunos na USP: ‘Orgulho deles’
Estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Bairro Francisco Castilho em Cravinhos garantiram 12 vagas em universidades públicas, quatro delas na medicina da USP.
Provão Paulista: escola pública de Cravinhos tem 4 alunos aprovados em medicina na USP
Diretora da Escola Estadual Bairro Francisco Castilho em Cravinhos, na região de Ribeirão Preto (SP), Silvana Pesati não esconde a felicidade ao saber das conquistas dos alunos que concluíram o Ensino Médio em dezembro de 2025. Até a última sexta-feira (23), 12 tinham sido aprovados em universidades públicas do estado de SP, quatro deles em medicina na USP.
“É uma felicidade imensa. Até o momento, 12 estudantes aprovados em universidades públicas. Não tenho nem palavras para expressar o sentimento que a gente tem de orgulho deles. E quatro em medicina na USP de Ribeirão Preto, é inédito para nossa escola. A gente entende que quando a escola acredita nos nossos estudantes, ela transforma o sonho em realidade”, diz.
Segundo Silvana, as aprovações reforçam o peso de ações de acolhimento e de protagonismo estudantil que têm sido realizadas nos últimos anos, bem como trabalhos de tutorias, análise de desempenho e orientação acadêmica.
“Toda a equipe pode falar, sim, que o nosso dever está sendo cumprido. A escola pública é de qualidade, a nossa escola é de qualidade.”
Em 2022, a disciplina “Projeto de Vida” passou a integrar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) voltada aos anos do Ensino Médio. Ela está alicerçada em pilares que trabalham desenvolvimento pessoal, social e profissional.
Mas em Cravinhos, os estudantes da Francisco Castilho começam a pensar no futuro ainda mais cedo. A professora Estéfani Barbosa da Silva explica que os primeiros passos na trajetória dos estudantes rumo ao vestibular são dados ainda na 6ª série do Ensino Fundamental.
O estudante João Vitor Souza dos Santos, de 18 anos, é um dos quatro estudantes aprovados em medicina na USP. Segundo ele, a opção pelo curso se deu em um contexto de afinidades não só pelas disciplinas regulares, mas da experiência de vida dele.
A decisão de tentar uma vaga em medicina foi acompanhada de insegurança por Monique de Oliveira Silva, mas o incentivo dos professores foi essencial para que ela acreditasse na própria capacidade.
Aprovada na psicologia da Unesp de Bauru (SP), Ana Julia da Silva Crepaldi está orgulhosa em ser a primeira pessoa da família a ingressar em uma universidade pública.
No geral, a conquista dos alunos da Escola Estadual Bairro Francisco Castilho em Cravinhos é um exemplo de superação, incentivo e dedicação para todos que acreditam na importância da educação pública de qualidade.




