O restaurante do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) está sendo denunciado por alunos residentes. Eles reclama que a comida servida é imprópria para consumo. Os estudantes chegaram a realizar uma manifestação com pedido de segurança alimentar e a substituição da empresa que prepara a comida.
De acordo com relatos, os problemas começaram após a troca de empresas terceirizadas que fornecem a comida para estudantes de pós-graduação da universidade e também para os pacientes do hospital. Além de almoço sem qualidade ou higiene, o grupo alega que alguns ficam sem refeição quando há troca de plantonista na escala e o nome do beneficiado não nome na lista de plantão. Uma aluna, que preferiu não se identificar, oficializou a ocorrência de comida ruim na ouvidoria do serviço e solicitou a nutricionista responsável pelo restaurante que descartasse a refeição.
“O frango da minha comida estava com um aspecto estragado e com o odor muito forte, aparentando podre. Uma colega encontrou cabelo, outro achou um carrapato na salada e outro achou uma larva no peixe. Esses episódios não foram no mesmo dia, foram eventos separados e com pessoas diferentes. A gente já não aguenta mais esse tipo de situação, pois corremos risco de vida. Estamos em um hospital e não temos o básico, que é uma alimentação de boa qualidade”, disse a aluna.
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares ( Ebserh), responsável pelo local, não quis se manifestar a respeito das denúncias de carne podre, larvas, cabelos e até carrapatos na alimentação servida.
O Fórum Nacional de Residentes em Saúde publicou uma nota de repúdio direcionada a administração do restaurante do HC. No texto consta que a EBSERH muda o cardápio ao longo do dia e as pessoas que se alimentam no fim do horário em que as refeições são servidas acaba sendo prejudicada. “Os residentes têm direito a uma alimentação por dia. Ao contrário de outros programas, não temos direito a mais refeições, muito menos auxílio-moradia. Compreendam: a EBSERH paga R$24,59 por almoço à empresa contratada, a qual tem responsabilidade com a alimentação dos residentes e pacientes do hospital.Quem come às 13h, come comida fria ou esquentada”, pontua o documento.
Resposta
Em nota, o Hospital das Clínicas de Goiás afirmou que a confecção e distribuição das refeições são realizadas pela empresa terceirizada Mais Sabor Gestão em Alimentação Ltda., mas a equipe de nutricionista da instituição revisou a cadeia de produção das refeições e considerou que as situações foram isoladas. A assessoria destacou que, apesar disso, está tratando os casos como grave.
Um processo administrativo foi aberto para apurar a responsabilidade da empresa. A reportagem entrou em contato com a assessoria da empresa terceirizada Mais Sabor Gestão em Alimentação Ltda para solicitar um posicionamento referente a denúncia dos residentes, porém fomos informados que eles não vão se manifestar.
Confira a nota na íntegra
“O Hospital das Clínicas de Goiás, em seu direito de resposta, vem a público manifestar acerca dos fatos noticiados por diversos perfis nas redes sociais relacionados ao fornecimento de refeições para pacientes, acompanhantes, residentes e internos no âmbito do HC-UFG/EBSERH.
A produção e fornecimento de refeições ofertadas no âmbito do HC-UFG/EBSERH são realizadas pela empresa terceirizada Mais Sabor Gestão em Alimentação Ltda, contratada através de processo licitatório público e documentado.
Diante das irregularidades identificadas pelo Gestor e Fiscais do contrato, imediatamente foi instaurado processo administrativo para apurar responsabilidades e a aplicação de sanções cabíveis à empresa contratada. Considerando os regramentos constitucionais e legais, todo o processo de apuração exige que seja observado o contraditório e a ampla defesa, sob pena de nulidade do mesmo.
Informamos que, concomitantemente, a equipe de fiscais técnicas desta Instituição, composta por nutricionistas, revisou toda a cadeia de produção da empresa terceirizada, bem como foram pactuados ajustes na rotina de produção. Ante ao que foi observado pela equipe técnica, considera-se que as intercorrências são situações isoladas, no entanto, estão sendo tratadas com a gravidade que o caso requer.
O Hospital das Clínicas de Goiás está tomando todas as medidas administrativas para a pronta correção, ciente da importância e relevância da segurança alimentar dos pacientes, acompanhantes e residentes.
Ressaltamos ainda que o HC-UFG/EBSERH é uma instituição que sempre prezou pela qualidade dos alimentos fornecidos aos seus usuários, bem como aos residentes e internos, contando com uma equipe de profissionais nutricionistas, inclusive residentes em Nutrição, que acompanha todo o processo de elaboração, armazenamento e fornecimento das refeições. Portanto, a direção da instituição tem buscado solucionar o problema o mais breve possível para garantir uma alimentação segura e com qualidade para todos.”