Alunos do Basileu França representam Brasil em evento internacional de balé

Alunos do Basileu França participam de evento na Itália e colocam Goiás nos holofotes dos grandes eventos internacionais

Três estudantes de balé da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França foram convidados para abrir o International Talent Award, no Teatro della Regina, em Cattolica, na Itália. André Marra, Antônia Manrique e Yasmin Sabag apresentaram, cada um, uma variação de repertório na abertura do evento, ocorrida nesta sexta-feira, 23/02, e também vão dançar no encerramento neste domingo, 25/02.

O convite ocorreu após a participação dos alunos no Prix de Lausanne, na Suíça, competição considerada o “Oscar” do balé mundial. No evento, o bailarino João Pedro dos Santos, também aluno da EFG Basileu França, conquistou o primeiro lugar, sendo o único brasileiro na final. Das cinco vagas do Brasil na competição, quatro foram ocupadas por estudantes da instituição goiana de ensino profissional em artes. O Prix de Lausanne foi realizado entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro.

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto reafirma o compromisso do Governo de Goiás em investir na Escola do Futuro em Artes Basileu França, enaltecendo a projeção internacional do estado no cenário artístico mundial. “Goiás é referência no mundo e isso é uma honra e uma conquista para todos nós goianos e brasileiros. O estado agora é reconhecido internacionalmente pelo seu corpo de bailarinos, além da nossa música orquestral. E tudo isso fruto de uma escola pública e gratuita. Por determinação do governador Ronaldo Caiado, vamos continuar investindo nos talentos artísticos”, ressalta.

‌Holofotes

A coordenadora de Dança da EFG Basileu França, Simone Malta, que acompanha os estudantes nos eventos internacionais, destaca a importância dessas participações para colocar Goiás nos holofotes dos grandes eventos nacionais e internacionais. “Estar como convidado neste importante festival na Itália só reforça a importância do investimento do governo de Goiás na profissionalização de nossos artistas. Isso fez com que portas fossem abertas, não só para festivais como também para convites para galas e aberturas de festivais na Europa. Em agosto, por exemplo, iremos para a Turquia para dançar no International Bodrum Ballet Festival”, afirma.

Para este ano, já há a previsão de ao menos três competições internacionais das quais alunos da EFG Basileu França participarão. A próxima será o Youth America Grand Prix (YAGP), considerado o maior festival de balé do mundo em ofertas de bolsas de estudo para bailarinos, que acontece em abril, em Nova Iorque (EUA) – em 2023, alunos do Basileu França conquistaram dois prêmios na competição. Já em julho os estudantes participam do 41º Festival de Dança de Joinville, consolidado como o maior do mundo — no ano passado, a escola voltou com 12 prêmios.

A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França é uma instituição da rede de ensino profissionalizante do Estado, ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde 2021, é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG).

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Peça “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” chega ao Brasil em 2025

A peça teatral “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, continuação oficial da saga criada por J.K. Rowling, será apresentada no Brasil no próximo ano, segundo informações divulgadas pela Folha. O anúncio oficial da montagem brasileira está previsto para esta segunda-feira, 16.

Desde sua estreia em 2016, no West End, em Londres, a produção já passou por diversas cidades ao redor do mundo, incluindo Nova York, Tóquio e Hamburgo. Atualmente, está em cartaz na Broadway e em turnê nos Estados Unidos, com apresentações previstas em Los Angeles, Chicago e Washington.

A trama, ambientada quase 20 anos após os eventos de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, acompanha os filhos de Harry Potter e Draco Malfoy, Alvo Severo Potter e Escórpio Malfoy. Juntos, os jovens utilizam viagens no tempo para tentar reverter eventos do passado, mas acabam causando rupturas temporais que levam à ressurreição de Voldemort e alteram a existência de seus familiares.

O roteiro da peça foi criado por J.K. Rowling em parceria com Jack Thorne e John Tiffany. Apesar de nunca ter sido adaptada para o cinema, sua história foi publicada em formato de livro pela editora Rocco, permitindo que fãs de todo o mundo conhecessem os desdobramentos da saga.

“Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” é a peça não musical de maior bilheteria da história da Broadway, acumulando mais de US$ 330 milhões (cerca de R$ 2 bilhões). Além disso, conquistou prêmios como o Olivier Awards e o Tony Awards, sendo consagrada em ambas as premiações como a melhor peça teatral.

Apesar de críticas por incoerências narrativas em relação aos livros originais, a obra continua a ser um marco no universo de Harry Potter, atraindo multidões e consolidando-se como um sucesso global.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp