Alunos realizam prova da Obmep neste final de semana

Neste sábado (15), mais de mil alunos da rede municipal de Goiânia participam da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), edição 2018. De acordo com a prefeitura de Goiânia, alunos do sexto ao nono ano realizaram a primeira fase da prova em suas escolas, no dia 5 de junho.

O concurso é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovido com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (Mcti) e do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de estimular o estudo da Matemática.

A proposta é dividida em três níveis de participação: nível 1, alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; nível 2, alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e nível 3, alunos do Ensino Médio. Para 21 de novembro está prevista a divulgação dos premiados.

O aluno do nono ano da Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes, na Vila Regina, Jonatan de Lima Santos, 15 anos, já foi premiado três vezes em concursos de matemática. E ele disputa pela terceira vez a prova.

Em 2016, quando cursava o 7°ano, Jonatan ganhou a primeira medalha de bronze na Obmep. No ano passado foi medalha de ouro na Obmep e prata na Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás (Omeg). Neste ano, além de participar da Obmep, o aluno ficou em 10º lugar no país na Olimpíada de caráter ibero-americano, disputada por países como Argentina, Espanha, Portugal.

“Meu interesse pela matemática veio no 7° ano, quando disputei a primeira Obmep. Eu não estudei para a prova e mesmo assim consegui o terceiro lugar. Pela minha colocação, tive a oportunidade de participar de abril a outubro do ano passado, do Programa de Iniciação Científica Júnior, realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG). O curso me abriu as portas e o interesse pela matemática aumentou. Melhorei o raciocínio até para outras matérias. Neste ano, estou me preparando mais, agora ajudando os colegas da própria escola”, afirma Jonatan.

Preparação para a prova

Além de Jonatan, outros 12 alunos da Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes classificados para a segunda fase da Obmep se preparam para a prova. Na própria instituição, os educandos matriculados nas turmas de sexto ao nono ano, têm dedicado uma hora por dia para a matemática.

De acordo com a coordenadora de turno da escola, Luciana Rolim, os alunos trocam conhecimentos em formato de grupo de estudo. “Eles estudam juntos todos os dias e ainda levam atividades para casa, com a orientação do professor de matemática. O nosso aluno Jonatan é um exemplo e auxilia os outros alunos”, ressalta.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos