Alunos trocam materiais recicláveis por livros em projeto de escola de Mendonça (SP)

Projeto em escola de Mendonça estimula alunos a separarem materiais recicláveis em troca de livros

O projeto, realizado há 10 anos, estimula os estudantes a buscarem conhecimento.

Estudantes recolhem materiais recicláveis e trocam ‘dinheiro’ por livros em Mendonça

Estudantes recolhem materiais recicláveis e trocam ‘dinheiro’ por livros em Mendonça

Um projeto realizado há dez anos em uma escola municipal de Mendonça (SP) estimula os alunos a separarem materiais recicláveis, como plástico, latinhas e óleo de cozinha. Em troca disso, eles recebem um vale-livro que pode ser trocado durante feira realizada no encerramento do ano letivo.

O projeto em escola municipal de Mendonça incentiva a preservação do meio ambiente e a leitura: “Leitura é conhecimento” — Foto: TV TEM/Reprodução

Além da feira, os estudantes também participam de uma festa que conta com premiação para aqueles que mais participaram das atividades ao longo dos meses.

A diretora da escola, Serafina Gomes da Conceição Lima, explicou à TV TEM que a leitura eleva o desenvolvimento das crianças.

> “A leitura é conhecimento. Então, a criança lê, adquire mais conteúdo e isso a transforma em um cidadão melhor”, explica.

Ela ainda reforça que é uma forma de tornar a nova geração mais preparada: “sementes que no futuro se tornarão bons frutos”, finaliza Serafina.

Em 2024, a instituição recebeu e encaminhou à reciclagem o total de 450 kg de latinha, 2 toneladas de plástico e 466 litros de óleo de cozinha.

Feira do Livro em escola municipal de Mendonça conscientiza os alunos sobre meio ambiente e incentiva a leitura — Foto: TV TEM/Reprodução

Na contramão disso, uma pesquisa realizada neste ano pelo Instituto Pró-Livro revelou que, no Brasil, o número de não leitores é preocupante. Durante o levantamento, 53% dos entrevistados disseram que, ao longo de três meses, não leram nenhum livro.

INCENTIVO EM CASA

A dona de casa Naiara Cristina ajuda o filho a juntar os materiais recicláveis e diz que o projeto foi uma forma de incentivá-lo a ler mais livros durante o ano.

Ação em Mendonça (SP) incentiva o hábito da leitura nas crianças — Foto: TV TEM/Reprodução

“Eu acho muito legal ver meu filho estudando, sempre tendo alguma atividade no dia a dia para não ficar só na internet. Já é o terceiro ano que ele ganha esse incentivo para poder comprar os livros e também ajudamos a natureza de alguma forma”, conta.

AULA DE CIÊNCIAS

Além do incentivo à reciclagem e à leitura, os estudantes aprendem sobre conscientização ambiental por meio das aulas de ciências. Nesse caso, elas são ministradas pela professora Rita Pagano:

Certificado que os alunos de Mendonça (SP) que mais reciclaram durante o ano ganham na feira no fim de ano — Foto: TV TEM/Reprodução

“Nós trabalhamos a parte da reciclagem junto com a leitura. Os alunos vão até a biblioteca, pegam os livros para ler, levam para casa e também incentivam a família na leitura, além de falarem sobre a importância da reciclagem”, explica Rita.

Veja mais notícias da região em de Rio Preto e Araçatuba.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp