Alunos vencem concurso de curta-metragem sobre Zumbi e Dandara em Ribeirão Preto

Alunos de SP vencem prêmio com vídeo sobre Zumbi e Dandara dos Palmares; veja o curta-metragem

Vencedores da 9ª edição do Festival Afrominuto são estudantes do ensino fundamental de escola estadual em Ribeirão Preto.

Alunos de Ribeirão Preto vencem concurso de curta-metragem no Festival Afrominuto

Alunos da Escola Estadual Professor Ruben Cláudio Moreira, em Ribeirão Preto (DE), venceram a 9ª edição do Festival Afrominuto com um curta-metragem sobre a história de Zumbi e Dandara dos Palmares, símbolos da resistência negra e da luta por liberdade. (veja acima o vídeo na íntegra)

O grupo vencedor é formado por três alunos do ensino fundamental: Miguel Henrique Rodrigues, que interpretou Zumbi dos Palmares, Celynna de Oliveira Ribeiro, como Dandara, e Isabelly Veríssimo Venâncio, que fez toda a narração. A professora Daniela Cassiano foi quem coordenou todo o projeto e fala sobre a importância da iniciativa.

“Quando a gente foi convidado pra participar desse projeto, vem toda aquela questão de preparo mesmo, todo um planejamento, pensar no efeito que isso traria e fazer um bom trabalho. É de extrema importância o tema e a escola é o meio que a gente utiliza pra poder trabalhar esse respeito a diversidade, o combate ao preconceito, esse racismo estrutural, foi um projeto muito bacana”, diz.

O objetivo do festival é incentivar alunos das escolas estaduais de São Paulo a valorizar a cultura afro-brasileira e a diversidade étnico-racial. Os vencedores receberam o prêmio no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, na Faculdade Zumbi dos Palmares, na capital paulista.

O prêmio é dividido em quatro categorias: anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA ). A aluna Isabelly, em entrevista para a EPTV, afiliada da TV Globo, lembrou de todo o processo de gravação.

“Apesar de ter gravado várias vezes o áudio, eu adorei, foi incrível participar e ganhar em primeiro lugar. Ainda mais pra falar desse tema tão importante, homenageando o Dia da Consciência Negra. Acho que as pessoas não pensam antes de falar, hoje em dia tem muito preconceito, muito racismo”.

Durante o processo de gravação, os alunos puderam ler e aprender sobre a história do Zumbi e Dandara dos Palmares. Foi uma oportunidade para eles se aprofundarem na narrativa e compreender melhor termos como racismo estrutural e diversidade.

Zumbi dos Palmares é um dos principais representantes da resistência negra à escravidão no Brasil colonial. Um líder que lutou e foi morto em 20 de novembro de 1695, data que entrou para a história como Dia da Consciência Negra. Dandara era mulher de Zumbi, com quem teve três filhos, e ficou conhecida por ter sido uma importante guerreira do Quilombo.

Miguel conta que teve muito orgulho de interpretar Zumbi e o descreveu como valente. Foram dias de muito trabalho que conseguiram mudar a vida do estudante.

“Eu não me aceitava, porque eu não era tão assim de ficar de amigos, de gostar de alguém, era mais de ficar no meu canto, quieto. Respeitar a cor das pessoas é muito bom”.

Além de toda a dedicação dos alunos, a professora e coordenadora do projeto contou com a ajuda do marido. Daniela ficou responsável pela parte pedagógica, enquanto o companheiro auxiliou na captação e na edição final.

A professora comenta que a iniciativa não apenas desenvolve a criatividade dos alunos, mas também cria uma consciência maior sobre a relação com o outro. Apesar do racismo ser o ponto principal, outros temas como o bullying também apareceram durante o processo.

“Nós fomos fazendo todas as fotos nesse fundo verde e depois entrou o trabalho de edição. Antes das fotos a gente pensou em cada cena de acordo com a narrativa, qual seria a cena mais adequada, foram várias fotos até a gente conseguir as melhores pra depois com a edição fazer a montagem do vídeo”, afirma.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Defesa Civil emite 1º alerta sonoro de SP para enchentes em Campinas: medida inédita assusta moradores

Defesa Civil dispara pela 1ª vez no estado de SP alerta sonoro para enchentes em celulares de Campinas e som assusta moradores

Medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes

DE envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
A DE enviou, na noite desta quarta-feira (25) em Campinas (SP), o primeiro alerta sonoro do estado de São Paulo para avisar sobre risco de enchentes e alagamentos. A medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

O texto veiculado nos celulares dos moradores da metrópole foi: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.

A mensagem veio acompanhada de um alerta sonoro muito alto, que toca mesmo quando os celulares estão no silencioso. Assista no vídeo acima.

De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo.

ASSUSTOU MORADORES
A mensagem com o alerta sonoro muito alto enviado às 22h18 assustou muito os moradores de Campinas e repercutiu nas redes sociais e grupos de condomínio.

No Instagram e no X, os moradores começaram a postar mensagens perguntando se outras pessoas tinham ouvido o mesmo barulho.

Em grupos de condomínios espalhados pela cidade, o único assunto na noite desta quarta foi o alerta da Defesa Civil. Veja algumas das reações:
“Eu estava dormindo. Achei que era o alarme de incêndio”
“O meu celular também apitou! Assustei”
“Meu celular começou a apitar super alto”
“Morri de susto”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp