Alvará de soltura para Oruam é expedido pela Justiça do Rio; Poze vai a Bangu
Rapper preso desde julho, indiciado por 7 crimes, terá que cumprir medidas cautelares, como usar tornozeleira eletrônica e não poder ir ao Complexo do Alemão.
Oruam em Bangu — Foto: Thais Espirito Santo/g1
O cantor Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido artisticamente como Oruam, deve deixar a Penitenciária Serrano Neves, em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, nas próximas horas desta segunda-feira (29). O alvará de soltura foi expedido pela Justiça do Rio.
O rapper MC Poze chegou por volta das 15h50 para acompanhar a soltura do amigo. Em junho, quando Poze foi solto após cinco dias preso, Oruam também foi para a porta da penitenciária, que teve tumulto. A PM precisou usar spray de pimenta.
Oruam está encarcerado desde 22 de julho. A defesa do rapper obteve na última sexta-feira (26), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma liminar que revogou a prisão preventiva. Oruam responderá em liberdade até o julgamento definitivo do recurso. Ele foi indiciado por 7 crimes.
Oruam é filho de Márcio Nepomuceno, também conhecido como Marcinho VP, preso por assassinato, formação de quadrilha e tráfico, apontado pelo Ministério Público como um dos chefes do Comando Vermelho. O rapper tem uma tatuagem em homenagem ao pai e ao traficante Elias Maluco, condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes.
Medidas cautelares
A Justiça determinou a soltura, mas estabeleceu uma série de medidas cautelares para substituir a prisão. Entre as restrições, estão: comparecimento mensal em juízo; manutenção de residência fixa na comarca, com endereço e telefone atualizados; proibição de acesso ao Complexo do Alemão e a outras áreas classificadas como de risco pela Corregedoria; proibição de contato e aproximação, em um raio de 500 metros, dos demais acusados e de um adolescente citado no processo; proibição de deixar a comarca por mais de sete dias sem autorização judicial; recolhimento domiciliar noturno, das 20h às 6h; uso de tornozeleira eletrônica, com monitoramento pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
Dois meses preso
O rapper se entregou um dia após ter a prisão decretada devido a um confronto com policiais na porta da casa dele, no Joá, na Zona Sudoeste, em 21 de julho. A Polícia Civil diz que Oruam impediu a apreensão de um menor procurado por tráfico e por roubo de carros. O jovem de 17 anos tinha deixado de cumprir medidas socioeducativas em regime de semiliberdade e, ao ser colocado em uma das viaturas, o adolescente fugiu após resistência dos amigos, incluindo Oruam.
Na época, ele pediu desculpas e afirmou que iria “dar a volta por cima”. A defesa do cantor disse que nunca existiram evidências acerca de cometimento de crime por parte dele e que Oruam se submeterá às medidas cautelares e provará a inocência no curso do processo.




