Amanhecer no Sertão, de Alagoas, vence Festival de Quadrilhas Juninas da DE com enredo sobre violência doméstica; veja ranking
Luar do São João, do Piauí, ficou em segundo lugar na competição. Já a Lumiar, do Recife, campeã na etapa estadual, conquistou a terceira colocação.
Grupo de Alagoas vence Festival de Quadrilhas Juninas da TV DE 2025
Grupo de Alagoas vence Festival de Quadrilhas Juninas da TV DE 2025
A Amanhecer no Sertão, de Alagoas, foi a vencedora da etapa regional do Festival de Quadrilhas Juninas da TV DE em 2025 (veja vídeo acima). Em segundo lugar, ficou a quadrilha Luar do São João, do Piauí. A pernambucana Lumiar, que venceu a fase estadual da competição, conquistou a terceira colocação.
A final do concurso, realizada na noite do domingo (29), reuniu dez grupos dos nove estados do Nordeste no ginásio do Sesc Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.
Essa foi a quinta vez que a Amanhecer no Sertão, fundada em Maceió, participou do festival. Com 168 componentes, o grupo apresentou o enredo “Até que a morte nos separe”. O espetáculo contou a história de uma mulher que é vítima de violência doméstica e consegue romper o ciclo de agressões a partir da denúncia e da solidariedade feminina.
Já a Quadrilha Junina Luar do São João teve como tema “A invenção do matuto” e narrou a jornada de uma família do Sul do país que migra para o Nordeste. A agremiação de Teresina é composto por 136 integrantes.
E a terceira colocada foi o Grupo de Artes Lumiar, do bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, com o tema “O casório do curió”. Com 150 componentes, a quadrilha junina apresentou um espetáculo narrado pela cordelista Cordélia, que é apaixonada por narrativas populares.
Além das premiações principais, foram anunciados os destaques do festival. O prêmio de Melhor Marcador ficou com a Luar do São João, enquanto a Lumiar levou o de Melhor Casamento. Já a Zabumba, também de Pernambuco, ganhou Melhor Destaque, com o casal mirim.
Com enredo sobre violência doméstica, Amanhecer no Sertão, de Alagoas, vence Festival de Quadrilhas Juninas da TV DE — Foto: Reprodução/TV DE
Confira, no ranking abaixo, a classificação dos grupos que disputaram a final do Festival de Quadrilhas Juninas da DE:
1. Amanhecer no Sertão (Alagoas) – 357,2 pontos;
2. Luar do São João (Piauí) – 356,9 pontos;
3. Lumiar (Pernambuco) – 355,3 pontos;
4. Pioneiros da Roça (Sergipe) – 353,9 pontos;
5. Moleka 100 Vergonha (Paraíba) – 352,2 pontos;
6. Zabumba (Pernambuco) – 350,9 pontos;
7. Junina São João (Rio Grande do Norte) – 350,6 pontos;
8. Paixão Nordestina (Ceará) – 349,9 pontos;
9. Arrasta Pé (Maranhão) – 349,3 pontos;
10. Luar do Recôncavo (Bahia) – 343,7 pontos.