Amarante do Maranhão cancela Carnaval e proíbe aglomerações devido à Covid-19

amarante-do-maranhao-cancela-carnaval-e-proibe-aglomeracoes-devido-a-covid-19

Amarante do Maranhão cancela festas de Carnaval e proíbe aglomerações por conta do aumento de casos de Covid-19

Cidade a 623 km de São Luís já registrou 74 casos e tem uma pessoa internada devido a complicações causadas pela Covid-19. Festas foram suspensas por 15 dias e há a possibilidade de prorrogação do prazo.

A Prefeitura de Amarante do Maranhão, a 683 km de São Luís, determinou o cancelamento das festas de Carnaval devido aos crescentes casos de Covid-19 registrados na cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, do início de janeiro até a terça-feira (25), 74 casos já foram confirmados e uma pessoa está internada por conta da doença.

O estado de saúde da pessoa internada não foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Amarante do Maranhão é o 35ª município mais populoso do estado e conta com 37.091 habitantes, segundo dados do Censo de 2022.

O decreto nº 005/2025 foi publicado na terça-feira (25) e determina a suspensão de festas públicas e privadas durante o período carnavalesco, como medida preventiva contra o aumento de casos da Covid-19.

A determinação também proíbe a realização de eventos que tenham aglomeração, incluindo aqueles com uso de sons automotivos e a realização de shows pelo período de 15 dias. A prefeitura informou que caso seja necessário, esse prazo poderá ser prorrogado.

Além disso, o decreto também estabeleceu o ponto facultativo entre os dias 3 a 5 de março para os órgãos municipais, com exceção de serviços essenciais para a população.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Em nota, a Prefeitura de Amarante lamentou o cancelamento das festas e disse que, no momento, a responsabilidade é proteger vidas e evitar uma nova sobrecarga no sistema de saúde do município. Além disso, a Prefeitura diz que tem reforçado a importância de seguir orientações sanitárias, o uso de máscara em locais fechados e a higienização das mãos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp